TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 11 de abril de 2026

Ichu realiza 1ª Audiência Pública para construção do Plano Diretor Municipal

O encontro aconteceu na sede da Câmara de Vereadores, reunindo representantes da sociedade civil organizada, membros do Comitê Gestor, Prefeito Gonzaga, Vereadores/as, Secretários e diversos munícipes.
O município de Ichu deu um importante passo rumo ao planejamento urbano ao realizar, na manhã do dia 10 de abril de 2026, a 1ª Audiência Pública para a construção do Plano Diretor Municipal. O encontro aconteceu na sede da Câmara de Vereadores, reunindo representantes da sociedade civil organizada, membros do Comitê Gestor, Prefeito Gonzaga, Vereadores/as, Secretários e diversos munícipes.

A abertura dos trabalhos foi conduzida por André Luiz que destacou a relevância do momento como marco inicial de um processo participativo voltado ao desenvolvimento ordenado da cidade. Em seguida, foi composta a mesa com a presença do prefeito José Gonzaga Carneiro, da vice-presidente da Câmara Geovana Márcia, do vice-presidente do Conselho das Cidades Josemilto Carneiro, do Secretário de Infraestrutura, Antonio George, e do representante territorial do Conselho Estadual das Cidades, Raul Pinho.

Durante as falas institucionais, os membros da mesa reforçaram a importância do Plano Diretor como instrumento fundamental para orientar o crescimento urbano, além de destacarem o papel essencial da participação popular em todas as etapas do processo.
Na sequência, o público acompanhou uma série de palestras técnicas. A arquiteta e urbanista Laise Oliveira do Carmo abordou a importância do planejamento urbano, destacando pontos como mobilidade, organização do crescimento das cidades, uso adequado do solo e a necessidade de estratégias que garantam qualidade de vida à população.

Em seguida, a advogada Eliziane Mascarenhas, especialista em Direito Público Municipal, apresentou os aspectos jurídicos que envolvem a construção do Plano Diretor. Em sua exposição, ressaltou a base legal do instrumento, sua função dentro da política urbana e a importância da participação social, com destaque para o fortalecimento da presença feminina nos processos de decisão.

Encerrando o ciclo de palestras, o arquiteto urbanista João Filipe de Almeida Silva apresentou uma introdução ao Plano Diretor, detalhando as etapas de elaboração, a metodologia de trabalho e a importância da união entre o diagnóstico técnico e a escuta ativa da população. 
Na ocasião, também foi apresentada a equipe técnica responsável pelo processo, composta pelo geógrafo Álvaro Antão, pelas assistentes sociais Síntia Naiala e Maria Ivete, pelo engenheiro civil Alisson Anunciação e pela servidora Lara Carneiro. Foi informada ainda a ausência do advogado Nicássio Hyllas, que participou do início do evento, e a futura contribuição da arquiteta Alessandra, que deverá integrar os trabalhos no município.

Ao final da audiência, foi aberto espaço para perguntas, dúvidas e manifestações, momento marcado pela participação ativa do público presente, reforçando o caráter democrático da construção do Plano Diretor.

A audiência pública representa o início de um processo que busca definir diretrizes para o desenvolvimento sustentável de Ichu, com base no diálogo entre poder público e sociedade.

Redação do AL NOTÍCIAS | Fotos: Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.