TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Origem do povoado do Umbuzeiro Ichu-Ba:

Visitando o povoado de Umbuzeiro no município de Ichu no estado da Bahia, comunidade que fica a cerca de 1 km da sede onde reside cerca de 18 famílias, fomos saber um pouco de sua origem, uma vez que este povoado trás o nome de uma árvore bem conhecida da região. 
Em conversa com moradores deste povoado buscando informações sobre a sua origem, alguns moradores nos orientaram a procurar o Sr Manoel Antônio Carneiro conhecido como Mano que apesar de atualmente morar em outra comunidade, viveu quase toda sua vida neste povoado. 

Fomos até ele, e por lá o senhor "Mano" como é carinhosamente conhecido o professor aposentado de 63 anos, nos contou como se deu a origem daquele povoado. Em sua narrativa, ele contou que tudo começou através de uma Igreja católica que construída por ele na década de 80 onde só existia ele (Mano) como morador.

Segundo o senhor Manoel, esta Igreja passou a atrair fieis católicos de toda região que cultuavam principalmente nos finais de semana. Ele conta que aos poucos os fieis foram construindo suas residências próximo a Igreja no intuito de diminuir a distancia quando fossem rezar. 

Sobre o nome do povoado, Mano nos informou que no passado a região tinha bastante árvores conhecida como umbuzeiro e devido a isto a fazenda se chamava, "Fazenda Umbuzeiro" e posteriormente com o povoamento da comunidade prevaleceu o nome UMBUZEIO no povoado como assim é conhecido até os dias de hoje. 

Da redação / Ichu Notícias / Por Valdir Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.