TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sem energia nuclear, Alemanha vê risco de desabastecimento

O anúncio da Alemanha de abandonar o uso da energia nuclear até 2022 é uma decisão histórica do governo da chanceler Angela Merkel. Cerca de um ano atrás ela havia decidido o contrário: estender a sobrevida das usinas nucleares mais antigas do país.DE BERLIM

O fator central para a nova decisão, que está sendo chamada na Alemanha de uma Virada Energética, foi o acidente nuclear do Japão, provocado pelo terremoto e tsunami de março, relata Carolina Vila-Nova, correspondente da Folha em Berlim.

Há muitas dúvidas sobre o impacto que essa decisão vai ter sobre a quarta economia mundial. Uma delas é se em dez anos vai ser possível dar o impulso necessário aos recursos renováveis para sustentar a indústria.

"Fala-se aqui de risco de aumento das tarifas, de desabastecimento no inverno, de indenizações bilionárias por parte das empresas de energia. Há também a questão ambiental: a Alemanha vai trocar parte de sua capacidade nuclear por carvão, que é uma fonte de energia considerada suja", comenta Vilanova no áudio a seguir.

Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.