TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 23 de julho de 2011

Prefeito de Conceição do Coité decreta Situação de Emergência no município:

Em nota divulgada quinta-feira, (21) no Diário oficial do Município de Conceição do Coité, a prefeitura declarou “situação de emergência” as áreas no município atingidas por estiagem. O Poder Executivo Municipal encaminhará cópias deste Decreto a todos os órgãos pertinentes a esse, para as devidas finalidades legais. (Artigo 2º)

A situação é caótica exclusivamente na zona rural, fato identificado pelo Formulário de Avaliação de Danos - AVADAN .  O decreto será vigorado por um período de 90 dias contando com sua data de publicação.

O secretário de agricultura, José Mário, informou que o poder público está trabalhando para amenizar as demandas na região, mas ainda é necessário o apoio de outras esferas de governo.

Ao relatar o problema no município, o secretário fez a seguinte avaliação: “Estamos vivendo um longo período de estiagem, isso levou a tomar essa decisão. Tivemos uma redução de 80% da safra de feijão e milho, mais de 40% da mandioca, bem como a redução das aguadas, o que levou a quatro mil cisternas vazias na zonal rural”.
O secretário também informou que 80% das máquinas estão sendo disponibilizadas pra limpar os reservatórios. A distribuição de água nas comunidades está priorizando as regiões com dificuldade para consumo humano.

A gestão do prefeito tem investido na melhoria das reservas. Um exemplo é o da barragem da comunidade de Quixaba, depois de muito tempo seca chegou a ser ampliada pelo poder público municipal, mas as condições climáticas tem dificultado que as famílias tenham acesso ao benefício. Outros casos têm sido registrados no município, a exemplo do açude do distrito de Juazeirinho que só usa o restante da água para o consumo dos animais. Toda essa situação sensibilizou o prefeito para buscar apoio por meio de um decreto.

“Não estamos conseguindo atender todas as famílias, os representantes de Coité também precisam se sensibilizaram e ajudar o nosso município”. Ressalta Zé Mário.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.