TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 30 de outubro de 2011

FSA - Reciclagem: Inventor feirense cria alternativas para evitar desperdícios:

Usando garrafas pets e de água mineral, além de pedaço de madeiras, papelão e canos de PVC, ele desenvolveu pias e chuveiros que diminuem os desperdícios diários
Criatividade, conhecimento, aptidão e consciência ecológica são fundamentais para a realização do trabalho desenvolvido pelo inventor Gerson Evangivaldo França, de 49 anos.  Natural de Iaçu e residente em Feira de Santana, Gerson usa material reciclável para criar alternativas que diminuem os desperdícios diários com água e energia elétrica.  Usando garrafas pets e de água mineral, além de pedaço de madeiras, papelão e canos de PVC, ele desenvolveu pias e chuveiros “ecológicos”.
“Inventei como otimizar sistemas de economia de água em pias, chuveiros e vasos sanitários”.  Ele também montou uma torneira que é acionada com o pé através de um pedal. Segundo ele, o uso do pé permite interromper imediatamente a água da torneira durante o intervalo de segundos usado para pegar uma louça e outra.
Em entrevista ao repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade, o invetor deixa claro que todo tipo de economia faz a diferença para o meio ambiente.   Ele fez uma parceria com o Sebrae para dar continuidade as suas invenções e expôs seus equipamentos no Colégio Luís Eduardo Magalhães. “Já tempos uma marca que é a Ecoxim, que usa vapor de água, possibilitando 30% de economia em relação aos métodos convencionais”, informou. Gerson fala dos resíduos jogados em rios e de problemas como esgotamento sanitário em Feira de Santana e exemplifica a falta de consciência ecológica da população com as grandes quantidades de espumas que podem ser vistas, por exemplo, em esgotos e córregos. 

O garrafão de água mineral, que foi pintado de preto, ganhou a finalidade de ter água aquecida em dias quentes. Ele disse que é possível obter água aquecida o suficiente para fazer até mesmo café.
“Usar materiais recicláveis para proteger o meio ambiente é mais viável que usar matéria prima, pois o custo é menor e reduz a quantidade de lixo.Estamos trazendo algo numa maneira e visão diferente”, disse Gerson que informando que estuda essas novas alternativas há seis anos. 
Ele tem graduação em Gestão Ambiental e está fazendo pós-graduação na área de energia renovável. 

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.