TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 4 de março de 2015

Ichu: Servidores saem frustrados após Projeto de Reajuste de Salários não ser votado na Câmara de Vereadores


WP_20150303_003Dezenas de servidores que estiveram participando da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu realizada na noite de ontem, 03, saíram frustrados após o Projeto de Lei 003/2015 de Autoria do Poder Executivo não ter sido votado pelos parlamentares.

O referido projeto foi apresentado na semana passada, mas os vereadores encontraram alguns problemas como o pagamento retroativo a fevereiro para os profissionais do magistério, quando deveria ser em janeiro. Os pares não concordaram também com valores estabelecidos para algumas áreas a exemplo de Pedreiro.

WP_20150303_002Na tribuna, o vereador Beto Santiago (PHS) citou também que no projeto não citava o Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias que é de R$  1.014,00 conforme estabelecido pelo Governo Federal.

Desta forma, o vereador Edvaldo Apolônio (PROS) pediu vista ao Projeto e foi atendido pelo Presidente da Câmara. Sendo assim, o mesmo foi retirado para as devidas correções.

A complicação é que desde janeiro que os servidores estão recebendo os seus vencimentos sem o reajuste do novo salário, e fica o impasse se a administração irá pagar o mês de fevereiro ainda essa semana com o valor antigo, ou se vai aguardar a Câmara aprovar o projeto para efetuar o pagamento posteriormente.

A vereadora Lúcia Maria informou que nesta quinta-feira, 05, às 09 da manhã, haverá uma reunião com Dra. Patrícia Falcão (Assessora Jurídica) para discutir a questão dos Agentes de Endemias e Saúde, pois a advogada teria dito que precisa ter ciência do repasse do governo. Ficou acordado entre os pares na quinta à noite haverá uma sessão extra para que o projeto seja votado.

Pauta Livre
A Pauta Livre foi bastante movimentada, tendo a vereadora Geovana a primeira a falar e na oportunidade ela concordou com o colega Arraia a respeito da falta de reuniões por parte das comissões da câmara. Segundo a edil, se as comissões estivessem se reunindo talvez esse projeto de  reajuste de salário não teria tido problemas.

O vereador Willian citou alguns valores gastos com tratores na recuperação de estradas, e o parlamentar diz não entender, pois os pagamentos foram feitos em Novembro e Dezembro quando não aconteceram recuperações.

Professora Lúcia lamentou a morte do ex-deputado Zezéu Ribeiro afirmando que ele ajudou bastante a nossa região.

Continuando a edil disse que a cada dia que passa a situação vem se complicando e os municípios ficando sem condições de cumprir seus compromissos.

A vereadora destacou uma reunião que houve entre ela o Prefeito George, Zaíra Gonçalves (Diretora da Educação Municipal), as Professoras Marina Oliveira e Valmirene e Marleide Oliveira da APLB.

Nesta reunião trataram sobre  fazer a reserva da  carga horária dos educadores e educadoras das séries iniciais e foi discutido que Ichu precisa fazer o reordenamento da rede já que diante da conjuntura atual não se pode pensar em elevar custos.

Geovana Márcia pediu um espaço dizendo esta luta já vem desde 2013, mas ela lamentava não ter sido convidada, bem como a diretoria do SINTRAPI. Professora Lúcia retrucou: “Quantas reuniões você fez com o SINTRAPI e eu também não fui convidada”.

Egberto, Afonso e Beto Santiago pautaram seus pronunciamentos na questão dos buracos, derrubadas de prédios públicos que aconteceram recentemente. Para eles não dá para entender como derruba o prédio primeiro para depois comunicar a câmara. Essa afirmação foi em virtude de o prefeito ter enviado ontem o Ofício 028/2015 comunicando que atendendo a solicitação verbal de alguns moradores foi demolido o prédio da comunidade de Queimada do Meio.

Neste ofício o prefeito solicitou autorização para demolição do Prédio Escolar Manoel Matias Carneiro localizado na comunidade de Laranjo que está em desuso há muitos anos.

Beto Santiago pediu explicações sobre o pagamento que estudantes universitários estavam fazendo para uso do ônibus da Prefeitura levá-los para Feira de Santana.

A vereadora Geovana explicou que o município não tinha condições de arcar com essa despesa, e os próprios alunos sugeriram o referido pagamento para ajudar no combustível e que a proposta foi aceita pela administração.

O vereador Eugênio utilizou a tribuna para dizendo que os gastos de combustíveis dos tratores é alto porque as máquinas são pesadas e esses pagamentos podem ser de notas atrasadas. Ele seguiu preferindo defender o ex-prefeito Dorivaldo Ferreira que vinha respondendo um processo referente a compra de ambulâncias e na oportunidade Eugênio destacou que o mesmo está livre do mesmo, pois conseguiu comprovar que não cometeu irregularidades.

Por fim, o vereador Arraia foi para a tribuna e soltou o verbo em relação a demolição de prédios. Ele disse que hoje os vereadores de oposição criticam que essas demolições, mas no passado aconteceram várias e eles se calaram, inclusive foi citado pelo edil que uma cancela do antigo matadouro teria sido levada por um grande fazendeiro.

“Todo mundo ficou na expectativa para saber quem seria este fazendeiro, mas Arraia não citou o nome, ficando o suspense no ar”.

Continuando o vereador pediu explicações sobre o horário de funcionamento do SINTRAPI onde tem dois funcionários cedidos pela Prefeitura, mas que o Sindicato vive sempre fechado.

Ele também rebateu vários pontos citados na Nota de Repúdio publicada recentemente pelo SINTRAPI onde apontava erros administrativos principalmente na área da Educação.

Vale destacar que em um momento o clima esquentou entre Afonso e Eugênio, chegando ao ponto de Eugênio pedir para Afonso lhe respeitar. Depois tudo voltou ao normal e os dois parlamentares seguiram em paz.

Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.