TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 30 de março de 2015

Realizado em Ichu o II Seminário do PNAIC em Alfabetização Matemática


IMG_1588Aconteceu na manhã deste terceiro sábado Letivo, 28 de março de 2015, no município de Ichu, o segundo Seminário do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O Seminário aconteceu no Auditório Municipal Aristides Pinto que contou com a presença de todos os docentes da rede municipal, dos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos), Secretário Municipal Renato Adelino Almeida, vereadora Geovana Marcia e Diretores das escolas do Município. Este programa vem acontecendo desde 2013, é um programa de formação de professores e está ligado tanto ao momento em que tal ação é implementada, quanto à história de formação de professores, às pesquisas acadêmicas e a todo um conjunto de saberes práticos e teóricos.

IMG_1606Com a participação dos professores das escolas municipais dos ciclos 1º ao 3º anos e é coordenado por Normândia Ferreira Lima responsável por questões administrativas e pedagógicas referentes ao mesmo e Orientado por Marina Oliveira de Araújo que participa de formações em Feira de Santana e realiza as formações dos professores do município inseridos no programa, que tem como objetivo contribuir para ampliar as reflexões das práticas e das experiências de cada um dos professores, auxiliando-os na tarefa de conquistar a alfabetização matemática, na perspectiva do letramento, de todas as crianças brasileiras. Após a composição da mesa cada escola apresentou um tema dos cadernos das formações do PNAIC. A Escola que deu inicio a atividade foi a Francisco Guilherme do povoado de Licurí, com o caderno 1 que teve como tema gerador Organização do Trabalho Pedagógico, as docentes responsáveis foram Vandeilza, Irani e Taciane. Logo em seguida a Escola Municipal Deputado Emério Resedá, do povoado de Nova esperança que trouxe como tema Quantificação, Registros e Agrupamentos, presente no caderno 2, com as Docentes Margarete e Rosaneide. Depois foi a vez da Escola Municipal Santo Antonio, do povoado de Barra, apresentando o caderno 3 com o tema Construção do Sistema de Numeração Decimal, com as professoras Ana Maria e Ildenei. Logo após a Escola Municipal Marcolino Santa Lima da sede, com as professoras Nívea, Geunicélia e Idália apresentando o tema Operações na Resolução de Problemas do caderno 4.

IMG_1609 A Escola Municipal Elvira Freitas do povoado de Varjota, apresentou o caderno 5 que teve como tema Geometria, apresentado pelas docentes Beybiane e Haideé. O caderno 6 foi apresentado pelos docentes Sidnei e Delvacy da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias do povoado de Casa Nova que teve como tema Grandezas e Medidas. E o tema final foi Educação Estatística do caderno 7, que foi apresentados pelas docentes Dulciclei, Eleci e Erivania da Escola Municipal Marcolino Santana Lima. O seminário foi um produto das formações no município que trouxe das atividades às produções realizadas pelos professores nas salas, além de apresentarem o que aborda no caderno trouxeram para os participantes atividades realizadas durante as formações nas salas de aulas, além disso, houve exposição dos trabalhos de cada escola no auditório para apreciação dos convidados. Foi uma manhã produtiva e significante principalmente porque demonstra a qualidade de ensino e profissionais que atuam no município de Ichu.

Redação do AL Notícias com informações da Professora Marina Oliveira – Fotos: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.