TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ichu: Confira como foi a Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira

Nesta terça-feira, 07, aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu.
Câmara 
Inicialmente foi apresentado o Projeto de Lei nº 006/2015 de 24 de março de 2015 de autoria do Poder Executivo solicitando autorização para contratar operação de crédito com a DESENBAHIA até o valor de R$ 1.500.000,00.

Conforme o Parágrafo Único do Projeto, os recursos resultantes do financiamento autorizado serão destinados a execução de obras e serviços de Infraestrutura Urbana e Saneamento.

Este projeto foi retirado, pois alguns vereadores questionaram pontos que necessitavam de explicações por parte do executivo.

Pauta Livre
Beto Santiago – Disse que o Projeto 006/2015 não estava bem claro e que realmente foi correta a retirada de pauta.

O vereador reclamou da situação das estradas citando como exemplo o trecho do Riacho de Dão na região de Licuri, onde segundo ele está intransitável.

Beto falou da falta de transporte para alguns alunos que estudam em Feira de Santana, afirmando que já criaram até um grupo no WhatsApp chamado “Buzu pra Feira Já” e ainda pretendem interditar a BA 411 caso esta situação não seja resolvida.

O parlamentar sugeriu a disponibilização de um dos ônibus pertencentes ao município para fazer o referido transporte.

Afonso – Parabenizou o Presidente Carlinhos Moto por ter justificado a ausência da vereadora Geovana, pois houve uma sessão em que o próprio presidente e Adalberto Santiago não compareceram, mas não foi justificado.

O edil cobrou de Arraia “Líder do Governo” um posicionamento em relação a melhoria nas estradas.
Reclamou da falta de transporte  para pacientes que necessitam fazer exames, pois uma pessoa necessitou de um carro e foi negado pela Secretaria de Saúde.

Ele ratificou as palavras do colega Adalberto em relação a disponibilização do ônibus da prefeitura para transportar estudante para Feira.

Para Afonso paga-se muito com transporte particulares e alega-se que não têm condições, mas existem vários contratados que não fazem nada, ou seja, só gerando despesas e só continuam no cargo por serem apadrinhados.

Afonso pediu que Arraia visitasse o hospital para acompanhar a real situação do local, e que na verdade os políticos têm que defender é o povo e não o gestor, pois na gestão passada os vereadores da situação foram humilhados pelos da oposição, onde tinham que ouvir tudo e hoje eles não podem ficar calados.

Conforme o parlamentar, ele recebeu a informação de que funcionários do Hospital tiveram que comprar água para beber e tiveram que almoçar em casa.

Professora Lúcia – Se solidarizou pelas famílias que perderam entes queridos recentemente como Dona Fausta, Francisco e Dona Santinha.

Parabenizou Lexéu pela organização do campeonato e a bela festa realizada no último domingo que movimentou todo o município. Foi parabenizada pela edil a equipe da saúde pelo Dia Nacional da Saúde.

A parlamentar enalteceu o trabalho de Luiz Gonzaga dos Santos (Presidente da Defesa Civil) pelo empenho para que as comunidades de Boqueirão, Licuri, Mumbuca, Queima da Meio e Baixinha tivessem a água nas torneiras, pois o mesmo se dirigiu até a sede da EMBASA de Serrinha fazendo esta cobrança e o líquido precioso começou a cair.

Reclamou do péssimo atendimento oferecido pela EMBASA de Riachão que tem deixado várias ruas sem abastecimento, em especial algumas do Bairro Cortiço e a parte de cima da Avenida Elvira Freitas.

Para a vereadora, a cobrança junto a EMBASA não deve ser apenas do Poder Público, pois os consumidores também podem lutar por seus direitos.

Foi informado por Professora Lúcia que os moradores do Vale dos Morrinhos cobraram a extensão de rede de água, mas a EMBASA informou que ainda não está sendo possível em virtude de alto custo, já que naquela área existem muitas rochas e precisam ser implodidas.

Egberto – Cobrou melhorias para a Rua Otaviano Cedraz que se encontra cheia de buracos, tendo o mesmo dito que na verdade vários buracos se tornaram em apenas um, ou seja, “É um buraco só”.

Além dos buracos, o vereador destacou que os moradores daquela rua também sofrem com a escuridão, pois muitos postes estão com as lâmpadas queimadas.

O parlamentar diz não entender como não se conserta as ruas, mas a caçamba da Prefeitura (PAC 2) está colocando areia em locais particulares.

Sobre a situação do Hospital o edil relatou que mais um final de semana não teve atendimento médico e justamente em um feriadão.

Para finalizar ele disse: “Fui informado que na cozinha do hospital tem uma relação de funcionários que podem almoçar por lá”.

Arraia – Iniciou falando do verdadeiro papel do Líder do Governo e disse que todas as cobranças feitas pelos colegas serão levadas aos respectivos responsáveis, ou seja, os Secretários de cada pasta para que eles possam se explicar.

Conforme Arraia, caso o Secretário não tenha como se dirigir até a câmara que passe para ele a justificativa para as cobranças e assim serão apresentadas no legislativo.

Sobre uma denúncia feita por uma pessoa na semana passada em relação a ambulância, o edil disse que era bom que todos ouvissem a gravação feita em rádio para poder entender, mas que o Prefeito George disse que ainda não tinha tomado conhecimento do caso.

Arraia tratou sobre desvio de função, cobrou a colocação dos Guardas Municipais nas ruas para protegerem o patrimônio publico alegando que o Barracão está em péssimo estado.

O edil falou da questão dos animais na pista, ressaltando que infelizmente a Polícia Rodoviária Estadual dispõe apenas de um carro para atender várias cidades.

Ele também tratou do transporte de estudantes para Feira, lembrando que haverá uma reunião com o prefeito, mas também pediu que os colegas entrassem nessa luta.

Eugênio – Parabenizou Lexéu pela competição e citou alguns locais que já estão com cascalhos dependendo apenas do prefeito autorizar as máquinas para espalhar, mas que o gestor disse que ainda não tem condições de fazer este serviço.

Quanto ao transporte de estudantes para Feira, o parlamentar disse que já foi sugerida a criação de uma cooperativa corrigir este problema.

Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.