TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 7 de abril de 2015

Ichu: Realizada reunião para tratar do Projeto Beco com Saída

IMG_2086 
Foi realizada ontem, 06, uma reunião para tratar do Projeto Beco com Saída que tem o apoio e organização da Biblioteca Municipal de Ichu, Movimento de Comunidade Popular, Departamento de Cultura de Ichu, Paula Rosemay Macedo, CRAS, Secretarias Municipal de Educação, Saúde AL Notícias, Regueiros da Paz, Movimento de Cursilhos da Cristandade entre outros.

Inicialmente, Paula Sampaio fez uma reflexão buscando elevar a autoestima dos participantes para que de fato todos se empenhassem nesse projeto.
IMG_2088 
Paula Sampaio é Psicanalista

IMG_2087A reunião foi coordenada por Iranett Santiago falando que a realidade na qual se insere o presente projeto é caracterizada por uma viela, no Conjunto Oscar Cedraz, com 12 casas, mais só 07 delas estão habitadas, com 33 moradores, sendo 16 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. Algumas dessas casas, que não são habitadas, encontram-se em péssimo estado de conservação, causando risco de caírem a qualquer momento colocando a vida de algumas pessoas da viela em perigo.

De acordo com Iran, os dados foram coletados em entrevista aos moradores e dão conta de uma realidade de descaso diante desta vila, mostram que não existe coleta de lixo, nem limpeza das ruas, esgoto a céu aberto na entrada da viela, sem iluminação adequada e suas casas em péssimas condições de moradia. Essa situação faz com que essas famílias que ali residem fiquem vulneráveis e impossibilitadas de responderem às necessidades básicas de seus membros.
Rua Gerson 
O Projeto Beco com Saída visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.

Visa também promover e ampliar a integração entre a vila e a comunidade; Ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania; Contribuir para a redução das violências na comunidade.

Alguns depoimentos foram apresentados nesta reunião. Confira:

MORADOR B
  • - Eu gosto, agora não gosto dos meus filhos ficarem na frente, na calçada. Meus filhos não brincam só ficam dentro de casa;
  • - A rua é suja, o vento e os cachorros traz o lixo e não só os moradores;
  • - Se tivesse como vender a casa e morar em outra rua;
  • - Sempre morei aqui, meus filhos tinham liberdade.
 MORADOR C
  • - Não gosto de morar aqui, se eu pudesse não moraria mais aqui;
  • - Aqui é ruim de cair água, falta de luz na rua, o lixo não pega todo dia e quando pega deixa sempre um resto que o vento traz novamente pra frente da casa da gente.
 MORADOR D
  • - Olha minha filha, se eu pudesse eu não morava aqui de jeito nenhum. Já vi gente pulando esse muro aqui várias vezes correndo da polícia e de gente querendo matar.
  • - A rua é suja.
  • - Tem casas que não tem morador e essas casas a qualquer momento vão cair na cabeça de alguém.
Dia 15 de abril às 19:00h, acontecerá uma reunião na Vila com os moradores. Será apresentado o projeto Beco com Saída e tiraremos novas ações perante os moradores.

Por: André Luiz – AL Notícias com informações de Iranett Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.