TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 25 de abril de 2015

Ichu: Técnico do MOC apresenta o Projeto Sementes do Semiárido


IMG_2433 
Nesta sexta-feira, 24, aconteceu na sede do SINTRAFI uma reunião com a Comissão de Recursos Hídricos do Município, Prefeito George, Vereadora Lúcia, Antonio Silva (Sec. Agricultura), Diretores do Sindicato bem como de Edcarlos e Reinaldo que são Técnicos do MOC no município de Ichu.

O objetivo principal foi a apresentação do Projeto Sementes do Semiárido criado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e diversos parceiros.

Conforme Edcarlos, o Projeto apoiará 640 casas ou bancos de sementes, envolvendo 12.800 famílias agricultoras de 10 estados, sendo 09 do Nordeste e Norte de Minas.

A ideia é resgatar as sementes de milho e feijão nativas como crioulas, paixão, vida, da resistência, da gente, entre outras e assim ter o plantio natural, ou seja, sem o uso de agrotóxicos com sementes transgênicas.

Este projeto terá a duração de 12 meses podendo ser prorrogado por mais 02, e de acordo com o técnico haverá uma corrida contra o tempo para que todos os passos sejam cumpridos, bem como a coleta das sementes da região buscando assim a distribuição para o plantio que vem começando agora.

Existe uma preocupação que muitos agricultores já receberam sementes do Governo Federal que não são naturais, no entanto, Edcarlos explicou que poderá ser iniciado o plantio das sementes crioulas angariadas agora e consequentemente após colhidas serão armazenadas no banco para que no próximo ano tenha em grande quantidade.

Essas sementes serão compradas pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Inicialmente no município de Ichu o trabalho será desenvolvido nas comunidades de Nova Esperança, Praianos e na junção de Licuri e Lagedinho.

Ao todo serão 36 bancos de sementes instalados nesta região divididos em 12 municípios  integrantes do Território do Sisal e Bacia do Jacuípe. Os agricultores serão capacitados e vários processos serão feitos para que tudo dê certo.

Edcarlos esclareceu que o Poder Público será um grande parceiro neste Projeto, pois dependerá de alguns subsídios como transporte, alimentação entre outros. O MOC também entrará com recursos para ajudar os bancos.

As casas ou bancos de sementes serão construídas pelo Projeto, no entanto, terá de acontecer o regime de mutirão contando com o apoio das comunidades beneficiadas. O banco receberá equipamentos e kits para o bom desenvolvimento do trabalho.

Em Ichu serão construídos dois bancos de sementes com comunidades a serem definidas posteriormente. O início da construção está previsto para Agosto.

Essa ação da ASA reconhece a cultura do estoque que corresponde a lógica de produção camponesa de trocar e guardar sementes e contribui diretamente para garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias.

O Prefeito Antonio George disse que o Poder Público estava disposto a colaborar, bastando aos responsáveis pelo projeto informarem as demandas de maneira antecipada.

Desenvolvido pela ASA o Projeto Sementes do Semiárido conta com o apoio da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.

Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.