TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ichu: Genivaldo Silva “Velho do Forrobodó” participa de Batalhão na comunidade de Miragalho

O radialista Genivaldo Silva que interpreta o Velho do Forrobodó na Rádio Sisal AM de Conceição do Coité, esteve nesta sexta-feira, 15, participando de um Boi de Roça ou Batalhão realizado por Jorge Carneiro Araujo, mais conhecido por Jorginho,  na fazenda Miragalho em Ichu pertencente ao saudoso Neca de Chico que faleceu em junho do ano passado.
IMG_3015
Sede da Fazenda Miragalho
Depois de pegarem a boia como costumavam chamar, tomar um cafezinho ou uma dose de cachaça, todos seguiram para a roça e assim iniciar os trabalhos.
IMG_2997
O Velho do Forrobodó que é amante da cultura nordestina e inclusive tem a banda Caçuá Suado que toca o autêntico forró, foi convidado por Jorginho que é o filho caçula do senhor Neca, para que junto com outros homens que lutam para manter viva essa tradição fizessem uma brincadeira  e até fosse filmado para a montagem de um DVD.
IMG_3004
Amigos e familiares cantaram e ao mesmo tempo trabalharam na limpeza da roça
Jorginho sendo entrevistado pelo velho do Forrobodó
Jorginho sendo entrevistado pelo velho do Forrobodó
Segundo Jorginho, ele teve a ideia de fazer esse batalhão para recordar o seu tempo de criança, onde ouvia as belas cantorias, piadas, charadas entre outras coisas que não saem da sua memória, destacando que esse é o primeiro depois que o seu pai faleceu.

Ele lamentou a ausência de familiares e amigos da comunidade de Bonsucesso (Riachão) que garantiram presença, mas infelizmente não vieram.

Durante o batalhão, a garoazinha não parava de cair e mesmo assim todos permaneceram no batente com muita alegria e diversão.
IMG_3013
O tempo bonito, muito mato verde, tanques com água e a plantação crescendo, foram motivos para que todos ficassem ainda mais satisfeitos.
IMG_3012
Com as chuvas a vegetação se desenvolve e paisagem fica mais bonita

IMG_3007O Repentista Curió declarou que essa cultura é dos nossos antepassados e não pode se acabar.

Para ele é preciso que haja incentivo, fazendo com que os mais jovens se envolvam e não deixem morrer uma tradição tão bonita.

Curió parabenizou Jorginho por esta iniciativa e afirmou que não estava bem de saúde, mas jamais poderia deixar de participar desta brincadeira.

O Velho do Forrobodó pegou a enxada e partiu para labuta, mas também gravou várias entrevistas para serem veiculadas na Rádio Sisal a partir das 16 horas, deixando bem claro que onde tem cultura ele se faz presente, por entender que  a história e tradição de um povo merecem respeito.
IMG_2998
Genivaldo Silva “Velho do Forrobodó” é um grande defensor da cultura nordestina

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.