TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ichu: Realizada Plenária sobre Segurança Alimentar e Nutricional


IMG_4978 
Nesta quarta-feira, 08, foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu – SINTRAFI uma Plenária sobre Segurança Alimentar e Nutricional tendo as participações de integrantes do Poder Público e da Sociedade Civil bem como do legislativo local.

A referida Plenária contou com as presenças de Silvaney (APAEB Serrinha), Gilka (Coordenadora do Território – Coité) e Edcarlos (MOC/Ichu) e eles fizeram as explanações sobre a importância da garantia de uma boa alimentação para todos os brasileiros.

IMG_4982Silvaney declarou que em todo o país vem sendo realizadas as Conferências de Segurança Alimentar com o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Foram debatidos entre os presentes os três eixos que são:
Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Eixo 2 – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.

Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

IMG_4980Foi tratado por Silvaney que existem várias ações de enfrentamento à fome, mas é preciso a ampliação e melhoria das mesmas para que de fato tenham força e ofereçam uma comida de qualidade.

Ele explicou que faz-se necessário prevalecer o Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA – inerente a todas as pessoas de ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondentes às tradições culturais do seu povo e que garanta uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões física e mental, individual e coletiva (ONU, 2002).
  • O DHAA tem duas dimensões indivisíveis:
1) O direito de estar livre da fome = provimento imediato;
  2) O direito à alimentação adequada = políticas públicas

Durante as discussões algumas mulheres produtoras que integram a COOPERAGIL cobraram do Poder Público local o cumprimento da determinação de que 30% dos recursos da merenda escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar, pois segundo elas não vem acontecendo em Ichu.

Dentre os vários encaminhamentos apresentados, foi acrescentada a criação do Conselho Municipal da Segurança Alimentar.

Todos as as sugestões discutidas em Ichu foram acrescentadas as de outras cidades e assim serão apresentadas na Conferência Territorial da Segurança Alimentar que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho em Conceição do Coité.

Para finalizar a Plenária houve a escolha dos Delegados para participarem da Conferência ficando assim:

Sociedade Civil
Celidalva Soares de Oliveira (COOPERAGIL) – Titular
Anatália de Araujo Carneiro (SINTRAFI) – Titular
Nyanza Cedraz Carneiro (Centro São João de Deus) – Suplente
Maria Natalina Araujo (APAEB) – Suplente

Poder Público
Antonio da Silva Carneiro (Secretário Agricultura) – Titular
O suplente do Poder Público ficou a ser definido.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.