TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ichu: Confira como foi a Sessão da Câmara de Vereadores


20150819075425 
Foi realizada nesta terça-feira, 18, a terceira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu referente ao segundo semestre de 2015.

Na oportunidade foi apresentada a Indicação nº 01/2015 de autoria da Vereadora Lúcia Maria sugerindo  ao Poder Executivo a doação para às famílias carentes do município os materiais de construção como telhas, madeiras, portas, janelas entre outros que foram tirados dos prédios públicos abandonados após os mesmos terem sidos demolidos.

Nesta indicação, a parlamentar sugere doação também de materiais de prédios que ainda existem, mas estão abandonados caso venham ser demolidos.

Professora Lúcia apresentou também o Projeto de Lei nº 01/2015 que dispõe sobre a utilização de papel não clorado ou reciclado no Serviço Público Municipal.

Já a vereadora Geovana apresentou a emenda modificativa nº 01/2015 com emenda ao Projeto de Lei nº 010/2015 relacionado ao Conselho Municipal de Educação (CME).

De acordo com Geovana, o CME está desativado e desatualizado, e para reativá-lo faz-se necessária a revisão no conteúdo da lei que o instituiu. Sendo assim, a emenda apresentada visa adaptá-lo as atuais realidades educacionais.

Já o Poder Executivo enviou o Projeto de Lei nº 011 de 17 de agosto de 2015 que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) do município de Ichu.

Como os pares não estavam com cópias dos projetos e indicação, foi deixado para discussão na próxima semana.

Pauta Livre
Willian Gonçalves- Utilizou a tribuna apenas para parabenizar o vereador Carlinhos Moto (Presidente) que estava completando idade nova.

Afonso – Disse não concordar com a indicação da Vereadora Lúcia sobre a doação dos materiais, pois segundo ele a solicitação de doação deveria ter sido feita antes da demolição e que muitos dos materiais não existem mais.

O edil voltou a reclamar da situação das estradas e parabenizou o Secretário Carlos Tadeu por ter providenciado o transporte para alguns estudantes da região de Queimada do Cedro.

Professora Lúcia – Fez um resumo da reunião realizada em Candeal tratando da questão dos animais nas vias públicas, afirmando que apesar da falta de vontade de Tanquinho, ela não irá desistir por tratar-se de uma situação preocupante e que precisa de atenção por parte dos três municípios.

A vereadora lamentou a saída do médico Dr. Igor que atendia na UBS Helena Santiago (Sede), já que o mesmo estará fazendo especialização.

Na oportunidade ela foi informada que Dra. Laila que atendia no Hospital Sagrado Coração de Jesus também estará saindo da unidade.

Fez um breve relato sobre as manifestações realizadas no último domingo contra o Governo Dilma e o ex-presidente Lula. Segundo a edil, foi lamentável a atitude de algumas pessoas que portavam faixas com palavras de baixo escalão.

Beto Santiago – Reclamou acintosamente da situação das estradas do município que se encontram em péssimas condições. O vereador citou a estrada que liga a sede até o Rio Tocós via comunidade de Boqueirão.

Geovana –  A Vereadora Geovana iniciou felicitando o Presidente da casa (Carlinhos Moto) pela passagem de mais um aniversário, desejando-lhe muito sucesso em sua caminhada; Agradeceu a presença do Vereador Romário da cidade de Candeal, ao tempo que lamentou a não assinatura do Consórcio entre Ichu, Candeal e Tanquinho no tocante à apreensão de animais soltos nas vias públicas.

Sobre a Emenda que apresentou, Geovana pediu para que os colegas lessem com bastante atenção o que fora apresentado no texto, pois é de grande importância que se discuta avanços no Plano Municipal de Educação, uma vez que há mudanças necessárias a serem feitas e/ou corrigidas.

Convidou os demais parlamentares para se fazerem presente em uma Audiência Pública a ser realizada na UNEB de Serrinha, próximo sábado 22, a fim de discutir a implantação dos cursos a serem ofertados no Território do Sisal pelo Instituto Federal Baiano (IF BAIANO).

Eugênio – Concordou com os colegas que reclamaram das estradas, e disse que realmente precisam de manutenção o mais rápido possível. Segundo o edil, o prefeito deve ter conhecimento da situação, mas talvez pela crise que os municípios atravessam e as chuvas que vêm caindo na região é possível que tenha dificultado a realização deste trabalho, apesar de ele entender que não seja mais uma justificativa.

20150819075436
Por fim, foi convidado o Vereador Romário Silva da cidade de Candeal.

Romário fez uma reflexão a respeito de algumas decisões que o STF pode tomar em que diminuirá o poder dos vereadores principalmente na votação das Prestações de Contas, ou seja, em que a decisão do TCM será a principal.

O parlamentar sugeriu a união de todos os vereadores do Brasil, pois na opinião dele estão sendo suprimidas muitas atribuições do poder legislativo municipal.

Reportagem André Luiz – AL Notícias  / Pronunciamento da Vereadora Geovana extraído do Blog – Ação Participativa – por Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.