TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ichu: Secretário de Saúde explica os motivos da falta de médicos. Vereadores de oposição dizem que explicação não convenceu

O plenário da Câmara de Vereadores de Ichu esteve praticamente lotado nesta terça-feira, 29, durante a realização de mais uma Sessão Ordinária.
IMG_20150929_195147082
Apesar de algumas cadeiras vazias, havia muita gente em pé, bem como do lado externo da câmara

IMG_20150929_182423946_HDR
Começando os trabalhos foi apresentado e aprovado por unanimidade o requerimento nº 01/2015 de autoria da Vereadora Lúcia Maria que baseado no Artigo 95, inciso XI do Regimento Interno da Casa Legislativa, solicita do Prefeito Antonio George a mudança do local dos descartes de resíduos sólidos (lixo) do povoado de Nova Esperança.

Conforme o requerimento os resíduos vêm sendo descartados de forma indevida, irregular e sem a devida preocupação com a preservação dos leitos do Rio. A comunidade de Nova Esperança, assim como a sede do município vêm utilizando terrenos próximos ao Rio Tocós para despejar os resíduos oriundos das residências, bem como outros descartes.

IMG_20150929_183830219Continuando foi convidado o Secretário Municipal de Saúde de Ichu, Evânio Cordeiro, para dar explicações a respeito das constantes faltas de médicos no Hospital Sagrado Coração de Jesus e na UBS  Helena Santiago (Sede).

Evânio iniciou falando da quantidade de veículos encontrados pela atual gestão, dos que agora estão à disposição do município que foram adquiridos a partir de 2013.

O Secretário também apresentou algumas planilhas para comparações das ações de saúde entre 2011 e 2012 / 2013 e 2014.

Quanto a falta de médico, ele declarou que o município passa por sérias dificuldades e até chegou a contratar um profissional boliviano, mas no primeiro plantão já foram detectados problemas até mesmo pelo idioma e assim teve de acontecer a demissão. Segundo Evânio vai ficar sem médico até que seja encontrado um substituto.

Durante a explanação do Secretário os parlamentares de oposição fizeram alguns questionamentos que foram respondidos pelo chefe da pasta da saúde, embora, não tenha convencido os opositores.

Confira agora na íntegra a participação do Secretário de Saúde Evânio Cordeiro
Parte 1
Parte 2
Tribuna Livre
Diante da participação de Evânio que tomou certo tempo, a Tribuna Livre foi resumida, no entanto, chegou a esquentar em alguns momentos.

Willian Gonçalves – Apresentou novos dados referentes aos gastos com Diárias do Prefeito, Secretários e Servidores perfazendo um total de mais de R$ 93.000,00 somente de janeiro a julho de 2015. Conforme o edil, o Prefeito George nesse período recebeu R$ 50.000,00 em diárias. Para Wly não entende como ainda falam em crise, mas existe essa farra de dinheiro.

Ele disse que o povo quer uma solução, ou seja, médico no hospital e melhorias na área da saúde que está um caos. O parlamentar disse também que o Ministério Público já está ciente dessa situação.

Arraia – Declarou que durante a participação de Evânio não foi possível questionar, mas por ele ainda estar na casa gostaria de saber quando haverá médico no hospital, pois esta é uma angústia do povo. Ele também questionou os motivos que ainda não foi inaugurado o Posto de Saúde do Povoado de Licuri que está pronto.

Neste momento Beto interferiu e informou que o referido posto já está se deteriorando com infiltrações, mofo na parede entre outros problemas.

Arraia disse que na qualidade de Líder do Governo vai aguardar uma resposta do Secretário para apresentar na próxima semana.

O vereador falou também que não adianta querer comparar Ichu com Coité ou Serrinha que são municípios maiores, mas ele tem certeza que Candeal que no momento está com área da saúde legal, ainda não é mais organizado que Ichu. Ele também direcionou um comentário ao colega Willian Gonçalves informando que o mesmo teria ficado apenas com comparações, mas em momento algum fez o questionamento que interessa mais ao povo de quando haverá médico no município.

Professora Lúcia – Agradeceu aos colegas pela aprovação do requerimento sobre o descarte do lixo em Nova Esperança. Falou da reunião que houve na mesma comunidade para tratar sobre cursos profissionalizantes que a mesma tem conseguido.

A vereadora lamentou a situação da saúde no que diz respeito a regulação, pois tem uma mãe da comunidade de Campinas (Ichu) que está desesperada para encontrar uma vaga para o seu filho prematuro e infelizmente até agora nada. Ela informou que até já pediu auxílio para um deputado. Conforme a edil o Governo do PT acabou com as áreas da saúde e segurança.

Por fim, lamentou não ter sido convidada para a Audiência Pública promovida pela Prefeitura. Ela declarou que não participou pelo fato de não ter tomado conhecimento.

Beto Santiago – Disse que o Secretário apresentou dados, mas na verdade não deu uma resposta concreta para a falta de médico.  Para Beto, a participação de Evânio não foi convincente.

Geovana – Trouxe os agradecimentos do Padre Rodrigo no tocante à Moção apresentada e aprovada na semana passada, reconhecendo a sua contribuição à frente da Paróquia de Ichu.

Parabenizou os evangélicos pela realização da festa em comemoração ao seu dia, bem como o Grupo Cordeiro de Mumbuca por mais uma cavalgada e festa de vaqueiros.

No que diz respeito à saúde, Geovana disse que é preciso a união de todos (as) para que os problemas nessa área sejam resolvidos e a população seja dignamente atendida:“estamos em tempos de crise, estamos! Isso indica que o município precisa cada vez mais se organizar, se estruturar para atender as mínimas prioridades… Mais do que nunca todo governo precisa de planejamento, assim sendo, utiliza-se bem os poucos recursos que tem.” (Blog vereadora Geovana).

Eugênio – Demonstrando certa irritação, o edil declarou que realmente a saúde precisa melhorar, mas este não é apenas um problema de Ichu, alegando inclusive em Brasília tá faltando tudo.

Ele relatou que os colegas “oposição” poderiam ter dito isso antes, ou seja, quando estavam na situação.

“Falar e cobrar é fácil. Parece que antigamente a saúde era um conto de fadas e hoje é um pesadelo”, disse.

O parlamentar disse que ele também chegou a cobrar da gestão anterior o encascalhamento das estradas, mas isso não aconteceu. Presenciou gastos exorbitantes com combustíveis, compra de carburadores sem as devidas explicações entre outros problemas.

Afonso- Disse que estava triste com esse novo tempo, pois se pisa de um lado é problema, se pisa do outro espinho.

Ele também reclamou da falta de médicos, e que no passado se cobrava bastante, inclusive o seu ex-colega “George” quando era vereador e que agora é Prefeito, era um dos que falava de tudo.

“Quantas vezes o ex-colega falou da sujeira e iluminação das ruas próximas ao cemitério, e até hoje os problemas continuam sem ser resolvidos”, finalizou.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.