TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ichu: CEACO mobiliza comunidade escolar para a Coleta Seletiva

O Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira – CEACO, realizou um momento de sensibilização e mobilização com toda a sua comunidade escolar para implantar a Coleta Seletiva na Escola.
IMG-20151022-WA0003
Mireia Oliveira é integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)
A atividade, contou com a participação do CODEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, representado pela conselheira Mireia que contribuiu com debate e na oportunidade, apresentou as ações socioambientais desenvolvidas pelo conselho e pelo poder público em nosso município.

20151023023324Esta atividade faz parte das ações propostas pela COM – VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida formada na escola, composta por 30 estudantes de todas as séries, 15 do turno matutino e 15 do vespertino e coordenado pela professora Marcia Cedraz.

A COM – VIDA formada em maio e começou atuar em junho deste ano e vem realizando várias atividades, oficinas na semana do meio ambiente, gincana ecológica na semana do estudante e outras, todas voltadas para a educação ambiental.

20151023023320A COM – VIDA foi criada na escola a partir da adesão do Projeto pela Estruturante proposto pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21 na Escola. O projeto tem como objetivo, promover no âmbito das escolas a formação de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida , que mobiliza a comunidade escolar e define planos de ações para enfrentamento das questões socioambientais, discussão da Agenda 21, instrumento  de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis. O projeto propõe que a metodologia a ser usada seja de caráter participativo e democrático, pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade e transversalidade com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil  e uma discussão sobre as questões socioambientais locais com toda a comunidade do entrono escolar.

20151023023319 (1)Conforme as orientações do projeto, a COM – VIDA se reúne mensalmente desde maio para discutir e planejar a sua atuação. Após a constatação dos problemas socioambientais da escola, elaborou seu Plano de Ação da Agenda 21. Neste sentido, a COM – VIDA detectou como maior problema socioambiental da escola, o não aproveitamento dos resíduos sólidos gerados na escola e apresentaram a Coleta Seletiva como a principal Ação de Intervenção. Além de outras,  a realização de uma Oficina de Produção de Brinquedos Infantis com material reciclável, que vai  ser realizada na próxima sexta (23/10), nos dois turnos, com a participação da oficineira Carol. Os brinquedos serão expostos na atividade de culminância do projeto e posteriormente doados à creche.

Todo o trabalho tem total apoio da Direção da escola. Para a implantação da coleta seletiva, a direção fez a compra de 3 kits  com 5 lixeiras de cores específicas para cada tipo de resíduo que foram distribuídas pelas áreas da escola.

Destacamos que em 2013, a escola começou desenvolver um projeto  da escola intitulado, Meio Ambiente Saber Cuidar e que foi agregado ao projeto estruturante da secretaria da educação do estado com a seguinte denominação: Projeto Meio Ambiente Saber Cuidar Juventude em Ação – JÁ. Podemos dizer que o nosso projeto foi institucionalizado. Segue em anexo o nosso plano de ação da Agenda 21 da na Escola.

Redação do AL Notícias – Informações e fotos de Mireia Oliveira e Marcia Cedraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.