TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 3 de outubro de 2015

ICHU-Equipe de Saúde recebe capacitação para o programa Saúde sem Fronteiras

A equipe de Saúde de Saúde de Ichu, em Especial os Enfermeiros, Técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, receberam na última Sexta Feira, 02 de Outubro uma capacitação sobre o Programa Saúde sem fronteiras, que estará presente  no Município nos dia 26 a 28 de novembro de 2015.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores  a fim de discutir assuntos relacionados à saúde feminina, em especial no tocante ao Câncer de Mama, contou com a participação do Secretário de Saúde Evânio Cordeiro, O prefeito Antonio George, a Coordenadora de Atenção Básica do Município de Ichu Denieire Santiago, Os Vereadores Afonso, Edivaldo Apolônio, Geovana Márcia e Lúcia Maria, alem de pessoas da comunidade.

Evânio Cordeiro, Secretário de Saúde, falou da importância deste momento em que Ichu estará recebendo toda equipe do Programa para cuidar da Saúde da Mulher, num momento em que a Bahia vem se alastrando com esse problema que é o Câncer de mama.

Jane, representante da SESAB( Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), falou da sua alegria em estar trazendo para o município este programa que é patrocinado pelo governo do Estado e complementado pela secretaria de Saúde.  Jane agradeceu a gestão municipal em nome do Prefeito Antonio George e o Secretário Evanio, por dar um SIM ao projeto, já que este vem com o intuito de agregar, somando valores. Sobre o Programa, Jane lembrou que este ocmeçou em 2011na cidade de Itaberaba sendo estendido em 380 municípios, até o presente momento. Jane lembrou que o Programa irá abranger todos os municípios Baianos.

O programa que atenderá 310 mulheres de 50 a 69 anos no município de Ichu, tem como objetivos principais:
  • Garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à Mamografia Bilateral de Rastreamento, através de estratégica itinerante;
  • Ofertar exames para diagnosticar o Câncer de Mama em Mulheres que apresentem imagens inconclusivos após realização da mamografia de rastreamento na estratégia itinerante;
  • Encaminhar para tratamento/cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hemoterapia) na Rede SUS com diagnóstico do Câncer de Mama identificados na estratégia itinerante.
O atendimento é feito por meio de seis unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Por: Cida Carneiro e  Emerson Pablo, com algumas informações do site http://www.saude.ba.gov.br/e fotos de Normeide Lima

CONFIRA TODAS AS FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.