TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ICHU- Orientações, depoimentos e emoção marcaram o encontro com o Grupo de Mulheres do Bairro Cortiço

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, aconteceu na última quarta feira, 20 de outubro, uma ação do movimento Outubro Rosa no município de Ichu com o grupo de Mulheres que ocorre quinzenalmente no Bairro Cortiço pelas equipes de Saúde e Ação Social.

Tendo como Palestrantes a enfermeira da unidade de Saúde da Família Helena Santiago e coordenadora da Atenção Básica Denieire Santiago e a médica Drª Karine Oliveira Carneiro, as mulheres ouviram atentamente cada palavra dita por elas e aproveitaram a oportunidade para sanar as dúvidas que cada uma carregava em seu coração.

Para dar início, Denieire falou do Câncer que acomete pessoas sem escolha de cor, raça, religião ou condição Social, informando que conseguiu o agendamento de mamografias na Clínica São José com carro saindo da Unidade de Saúde Helena Santiago às 06:00 horas da manhã do dia 28 de Outubro. Deni trouxe a dinâmica do abraço visto como importante  por ela já que as vezes um simples toque, um abraço, uma boa palavra faz com que o outro se cuide, se olhe e se ame mais. o que queremos com o nosso trabalho é a prevenção e o cuidado. 

"Vocês vão sair daqui hoje com a certeza disso. Estarei levando o nome de vocês para a realização do exame ainda este mês. Parabéns a essas dezenas de mulheres que vieram  porque se amam e buscam o melhor para sua vida. Quem ama cuida, se nós estamos aqui é porque nós queremos o melhor para vocêse vocês deram um sim ao nosso querer"- Completou Deni.

Denieire trouxe além da garantia da mamografia de todas as mulheres presentes, um depoimento contado por uma mulher que vivenciou todo o processo, quando foi surpreendida por um Câncer de Mama há 04 anos atrás.

Iracema mostrou a todos que quando se faz o exame anualmente, se descobre cedo e a chance de cura é muito grande. Para ela, quando se ouve falar em problemas, nunca se passa na cabeça que este pode chegar até nós, mas a doença não escolhe cor, raça, situação financeira, e só sabe quando chega. 
"É difícil passar por um momento desses,  mas se a gente descobre cedo, a gente supera. É preciso ter força, crer e confiar no nosso bom e amado Deus e não se deve esconder que está doente. Se sinta amada O apoio da Família, dos vizinhos amigos deve ser indispensável, pois é um momento em que a mulher fica sensível precisa de carinho e amor. Se você tiver um vizinho com este problema nunca o deixe só porque a tristeza traz a depressão e eu nunca tive depressão  porque eu nunca fiquei só. Cada vez que eu me abatia, eu pegava a Bíblia e lá encontrava forças no meu Deus e mais uma vez estava de pé firme e na certeza que eu iria vencer e venci. É muito difícil mas impossível jamais. Se amem, não escondam e procure viver fazendo o bem e façam a mamografia porque nela é que vocês descobrem e dá tempo para se cuidar!"-Completou Iracema

Drª Karine falou do Outubro rosa que é um movimento dedicado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações  e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença ressaltando ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer de Mama (INCA) O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. O Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. 

Para Karine, muitas vezes as mulheres notam alguma diferença na mama quando fazem o toque, o auto exame, mas por medo ou vergonha de lutar e encarar deixam de procurar a equipe de saúde. "Se não ficar atento, não olhar o nosso corpo, a doença pode evoluir. Se observar cedo, a chance de cura é muito alta, vamos nos tocar, nos cuidar, nos amar"- Karine Oliveira.

Drª Karine falou dos fatores de risco, proteção, sinais e sintomas tirou dúvidas e solicitou àquelas mulheres que fizeram questionamentos sobre alguns problemas que fossem ao serviço de Saúde para que numa consulta individual ela pudesse tocar melhor e conversar sobre cada um. Parabenizou ao Homem que esteve junto nesta atividade e lembrou que homem também pode ter Câncer de mama.

Todas as mulheres presentes agradeceram ao momento oferecido saindo na certeza que o importante é o cuidado e o amor para consigo e com o outro.

Denieire agradeceu e abraçou cada mulher, aos ACS, Adelídia, Cida, Dinalva, Silvaneide e Edileuza,  que sairamm na busca ativa de cada cidadão, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Damares  e  Diana, a Iracema pela coragem e pelo exemplo de vida contado neste encontro e ao Secretário José Carlos Cruz pela parceria nas atividades entre Saúde e Ação Social.

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM-Fotos Silvaneide Silva e Damares Oliveira.

CONFIRA TODAS AS FOTOS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.