TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Nordestina – Alex da Piatã participa do Dia Municipal do Vaqueiro e diz que a Bahia seguirá esse exemplo

IMG-20151116-WA0017
O deputado estadual Alex da Piatã (PMDB) participou na tarde deste domingo (15) da Cavalgada Oficial do município de Nordestina, depois que foi sancionada a lei que institui 15 de Novembro como Dia Municipal do Vaqueiro. Vereador de cinco mandados, Marivaldo Ferreira de Oliveira (PMDB), foi o autor do projeto de lei nº 220/2011 que criou esse dia festivo.

IMG-20151116-WA0006
Segundo o vereador, em Nordestina moram mais de três mil pessoas que trabalham diretamente com a pecuária, ou seja, são vaqueiros ou fazendeiros responsáveis por uma grande parcela da economia do município, portanto precisavam ser lembrados. “Os vaqueiros têm historicamente vida dura, pequenos salários e pouco reconhecimento. Diante disso criei esse projeto de lei como forma de reconhecimento”, externou o pmdebista.
Vereador Marivaldo autor do Projeto que criou o dia municipal do vaqueiro.
Vereador Marivaldo autor do Projeto que criou o dia municipal do vaqueiro.
O projeto de lei proposto pelo vereador Marivaldo Ferreira, aprovado por unanimidade, foi anterior ao que regulamentou a profissão de vaqueiro no Brasil. O parlamentar lamentou o fato do projeto sancionado pelo prefeito Wilson Araújo (PSD), mais conhecido por Ito e, segundo ele, talvez por uma questão política, o poder público realiza a festa no dia 27 e setembro, contrariando a lei que estabelece 15 de novembro com o dia municipal do vaqueiro.

Como forma de substituir o apoio da Prefeitura, comerciantes e políticos contrários ao grupo político do prefeito Ito se juntam e realizam a festa, a exemplo do comerciante do ramo farmacêutico, Rivail César Andrade, 48 anos, mais conhecida como Rivinha.

Cavalgada reuniu centenas de cavaleiros e amazonas
IMG-20151116-WA0009
A cavalgada saiu do Centro de Abastecimento ás 15h, passando pelas avenidas principais da cidade, percorrendo 06 km por estradas vicinais até chegar ao povoado do Angico, onde foi celebrado um culto em ação de graças e depois festa dançante.

Rivinha disse ao CN que conhece quase todos os vaqueiros e fazendeiros do município, pelo fato de trabalhar há muitos anos em farmácia e garantiu que não desistirá de apoiar o evento enquanto o poder público se omitir a ajudar na conservação desta cultura do município. “Criamos uma comissão e todos ajudaram, a exemplo dos meus filhos Júnior e Éder, Lino, enfim, todo comércio e muitos amigos”, concluiu o empresário.
IMG-20151116-WA0013
O vereador Sebastião do Nascimento Viana (PMDB), o mais votado na eleição de 2012, disse que o comportamento do prefeito Ito em relação a essa festa é uma prática do passado e nos tempos atuais não cabe mais esse tipo de comportamento. Tião, como é chamado o peemedebista, aproveitou a oportunidade para falar da gratidão e reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pelo deputado Alex da Piatã, que, após a eleição, visitou pela quinta vez o município e reconhecendo a importância dos vaqueiros, apresentou na Assembleia legislativa um projeto de lei que a classe seja lembrada também a nível de estão e oficializado uma data comemorativa.

Essa é a ideia do deputado Alex da Piatã (PMDB) protocolado na Assembleia Legislativa com projeto de lei 21.452/2015 cuja redação determina a comemoração sempre no último domingo de agosto de cada ano. “Ser vaqueiro não representa um simples hábito em determinadas ocasiões. Ser vaqueiro não é um costume do homem sertanejo, é um estilo de vida que esses homens carregam por toda sua trajetória, dando continuidade a herança enraizada por seus pais e avós, cuidando do gado, da caatinga, fiscalizando fazendas e auxiliando, inclusive, na agricultura de subsistência.”, externou o deputado ao falar para os vaqueiros presentes no evento.
Alex quer que esse Dia do Vaqueiro seja extensivo pra toda Bahia.
Alex quer que esse Dia do Vaqueiro seja extensivo pra toda Bahia.
O peemedebista disse que essa lei é fundamental para valorização da figura histórica, tradicional e cultural, visto que várias cidades do interior baiano realizam festas de vaquejadas e de vaqueiros. “O trabalho é árduo e contínuo e eles [vaqueiros] se sentem felizes e orgulhosos do que fazem”, ressaltou.
cavalgada nordestina
O parlamentar falou que esse projeto de lei foi reivindicado pelos vaqueiros do território do sisal reunidos em Conceição do Coité para comemorar o primeiro ano da legalização da categoria e que o exemplo de Nordestina será seguido pela Bahia. “É pertinente que essa figura do nordeste brasileiro seja homenageada todos os anos pelo Governo da Bahia, para que também se valorize esse povo e essa tradição tão rica de nossa terra. O vaqueiro é a figura símbolo do sertão baiano, representando o forte e sofrido povo dessa região tão prejudicada pelas adversidades naturais”, concluiu o parlamentar enquanto homenageava em nome do aposentado Alexandre Bezerra, 89 anos, pai de seis filhos, residente na Fazenda Angico, todos vaqueiros.

Vale lembrar que desde 2011, a figura do vaqueiro se transformou em um patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.

Redação CN * Fotos: Teones Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.