TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 19 de dezembro de 2015

Ichu: Quarenta Mulheres estão sendo capacitadas em Economia Solidária no Centro São João de Deus

O Centro São João de Deus situado na comunidade de Nova Esperança, zona rural de Ichu, sempre foi um dos maiores incentivadores dos grupos de produção da região sisaleira, tendo oferecido capacitações e oportunidades para centenas de mulheres ichuenses e de outros municípios.

Agora o Centro está com o Projeto Tecendo o Amanhã em Rede que é financiado pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e vem beneficiando grupos de mulheres em comunidades de Ichu (07), Candeal (01) e Riachão do Jacuípe (04).

Tiveram início ontem (18) e encerram neste sábado (19) mais dois cursos que estão beneficiando cerca de 40 mulheres desses municípios, sendo 20 (Artesanato em Tecido) e 20 (Alimentos Naturais).
IMG_20151219_103547206
Artesanato em Tecido
IMG_20151219_103332525
Curso Alimento Naturais

IMG_20151219_102335160Conforme professora Dalva (Presidente do São João de Deus), com esses cursos as mulheres aprendem não só a produzir, mas também são capacitadas para venderem o que é produzido para Secretarias de Educação através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a CONAB por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como para o comércio normal.

A Presidente destaca o apoio incondicional do Movimento de Organização Comunitária (MOC) que atua como a mola mestra dos projetos, ajudando diretamente nos mesmos apoiando e articulando todo o trabalho.

Professora Dalva ressalta que quem souber absorver as propostas do MOC com certeza conseguirá obter resultados.

Ela ressaltou ainda que para encerrar essa capacitação acontecerá na tarde deste sábado uma Conferência sobre Economia Solidária “Oportunidade e Geração de Trabalho”, quando as mulheres através dos técnicos do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) terão noções de empreendedorismo.

Confira a entrevista na íntegra com Professora Dalva
O CESOL é um projeto de inclusão sócio produtiva voltado para o fortalecimento da economia solidária nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
Foto: Site CESOL
O objetivo do Centro (CESOL) cuja gerência é da Associação Central de Cidadania (ACC), em contrato de gestão com o Programa Vida Melhor, Bahia Solidária e Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo da Bahia, tem como objetivo a prestação do Serviço de Assistência Técnica aos Empreendimentos Associativos Populares e Solidários e a Redes de Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário dos dezessete municípios do Território Identidade do Portal do Sertão e nove municípios do Território de Identidade do Sisal.

O Portal do Sertão engloba Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição de Feira, Santo Estevão, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Anguera, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Irará e Água Fria. No Território do Sisal estão relacionados Lamarão, Valente, Candeal, Biritinga, Serrinha, Ichu, Teofilândia, Retirolândia e Conceição do Coité.

Reportagem André Luiz – AL Notícias – Texto sobre CESOL extraído do site http://www.centralcidadania.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.