TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 18 de março de 2016

Grupo Mundo Capoeira realiza grande evento em Ichu

O Grupo Internacional Mundo Capoeira – Núcleo de Ichu, realizou nesta sexta-feira, 18, na Câmara de Vereadores uma importante atividade com o tema: Capoeira e 3º Setor como Ferramentas Educacionais.
IMG_20160318_092643034
Professor Sival (Membro do Mundo Capoeira) fez a abertura do evento

Estavam presentes representantes do Poder Público, vereadora Geovana, Carlos Tadeu (Sec. de Educaçã0), Zaíra Gonçalves (Diretora da Educação), José Carlos da Cruz (Sec. de Assistência Social), Antonio Silva (Sec. de Agricultura), Renato Adelino, Fernanda Dádiva (Diretora de Cultura), diretores, Coordenadoras Pedagógicas, Fredson Costa (Gestor de Cultura de Coité), Saulo Cardoso (Presidente do CPECC), Professor Dublê de Salvador, Diretores Escolares entre outras pessoas da comunidade.
IMG_20160318_095237709
Mundo Capoeira atua em vários países

IMG_20160318_095030342Durante toda a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Mundo Capoeira que no Brasil atua na Bahia, São Paulo e Minas Gerais, e tem representantes em vários países.

O Professor Jailson Santos que já viajou pelo mundo difundindo a Capoeira, destacou que na Bahia, o Mundo Capoeira está presente em Salvador, e na Região do Sisal mantêm trabalhos em Ichu, Coité, Valente, São Domingos e Retirolândia.

Ele mostrou que a Capoeira deve ser utilizada como forma de educação, mostrando que através dela é possível formar cidadãos capacitados e prontos para o mundo.

Segundo o Professor, as escolas de modo geral devem estar preparadas para ensinar a capoeira não só como arte, mas também como um meio de transformação.

IMG_20160318_094909617Jailson explicou que o trabalho que Sival desenvolve em Ichu é excelente, mas ele ainda atua como Pessoa Física e é preciso que o mesmo passe a trabalhar forma Jurídica, ou seja, na criação de uma Associação e assim seja possível buscar recursos através de editais.

Afirmando que era a primeira vez que visitava o município, o Professor relatou que conhece Sival e sabe da sua luta em prol da Capoeira e é preciso que haja mais apoio para que mais frutos sejam colhidos.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de falar sobre o evento e o trabalho de Sival, ficando o mesmo incumbido de buscar rapidamente a organização de uma Associação, pois através dela novos rumos poderão ser dados à capoeira em Ichu, possibilitando inclusive que alunos ichuenses passem a viajar mundo à fora com outros jovens também já fizeram.

Durante o evento, o Mestre Samuray que veio de Conceição do Coité causou grande polêmica ao dizer que o Professor Sival encontrava dificuldades para realizar seu trabalho em Ichu, ou seja, que o mesmo não tinha apoio por parte do Poder Público, ficando até mesmo vários meses sem receber salários.

IMG_20160318_110423846_HDRTal declaração fez com que algumas pessoas se manifestassem contrariamente como a vereadora Geovana que enalteceu a atual gestão, já que, segundo ela, agora sim a Capoeira vem tendo apoio, claro que na medida do possível.

Fernanda Dádiva e Zaíra Gonçalves destacaram que nunca mediram esforços para que Sival continuasse firme com o Mundo Capoeira. Zaira enfatizou que Sival já dispõe de um contrato de 40 horas com a Secretaria de Assistência Social e que por este motivo o contrato por parte da Secretaria de Educação será com o Antonio Conceição conhecido por Graduado Junior.

IMG_20160318_111042329José Carlos da Cruz (Secretário de Assistência Social), disse ter ficado surpreso com a declaração do Mestre Samuray, pois a Secretaria que ele representa tem feito o possível, como cedendo o espaço para treino, bem como pagando em dias os vencimentos de Sival que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Por sua vez, Cival relatou que o Mestre Samuray se referiu ao Prefeito, já que por diversas vezes o procurou e o mesmo negou apoio em eventos, transportes e em outras situações.

De qualquer sorte foi esclarecido para o público que talvez tenha sido negado pelo Prefeito, mas o Poder Público através das Secretarias se faz presentes, sendo assim a gestão está colaborando.

O Secretário de Educação, Carlos Tadeu, enfatizou que muitas das vezes ela ajuda até do próprio bolso, mas na medida do possível a Secretaria de Educação tem colaborado com a capoeira.

Quem também se pronunciou foi Antonio Silva (Sec. de Agricultura) ratificando praticamente as palavras dos antecessores, e dizendo diretamente para o Mestre Samuray:, “Você precisa conhecer mais o trabalho no município para depois sair fazendo comentários”.

Passados os contratempos, a equipe do AL Notícias entrevistou o Professor Jailson Santos e ele falou desta atividade realizada em Ichu.
A redação do AL Notícias também conversou com o Professor Sival, tendo o mesmo afirmando que o evento foi bastante proveitoso.
Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.