TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 4 de abril de 2016

ICHU-Centenas de pessoas imunizam seu animal de estimação contra a raiva na campanha Anti-Rábica

Na última sexta feira, 01 de Abril de 2016, os moradores do Bairro Cortiço e adjacências estiveram no centro São Pedro com o objetivo de  proteger  o seu  animal de estimação contra a Raiva através da campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ichu.

No sábado 02 de abril foi o dia D da campanha, onde a população encaminhou seus animais até o Barracão Municipal das 08:00 às 16:00 para receberem a dose da vacina.
A raiva  é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um virus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano. 
É considerada uma zoonose (doenças infecções transmitidas para o homem através dos animais).
 A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados, são pela via inalatória, pela placenta, aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homoetérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos. 80% dos casos registrados de animais infectados são carnívoros.(wikipedia.org)
Lembrando que a campanha se estenderá por todo esse mês, circulando nas fazendas e povoados, através da equipe de saúde  realizando a Busca Ativa de todos os animais para não deixar nenhum sem a dose da vacina. 
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM/Fotos: Normeide Lima
CONFIRA TODAS AS IMAGENS:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.