TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Riachão: Jacuipense que participou da construção de Brasília lembra com orgulho o fato de ter sido “candango”

Seu Nelson, o segundo agachado, da esquerda para a direita
image
O jacuipense Nestor Quirino Ferreira, 76 anos, mas conhecido por seu Nelson do Bar, teve um dia especial em sua vida nesta quinta-feira, 21 de abril, quando foi comemorado mais um aniversário de fundação de Brasília, a capital federal construída por Juscelino Kubistchek.

Ao lado de seu irmão Raimundo Ferreira de Oliveira (Mundinho, seu Nelson fez parte do grupo de operários que ajudou a construir a capital federal projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemayer. Eles fizeram parte dos “candangos”, como eram chamados os que chegaram para trabalhar na construção de Brasília, especialmente os oriundos da região Nordeste do país.

Nesta quinta-feira, Seu Nelson falou no Jornal da Manhã da Rádio Jacuipe e revelou a sua emoção pela data e o orgulho de ter feito parte daquele grupo de trabalhadores. ”Para mim é uma satisfação muito grande. É motivo de orgulho ter trabalhado numa obra tão importante”, disse.

Seu Nelson também revelou como foi a vigem para capital federal. “Foi um primo meu que estava aqui e me chamou para ir para lá, eu e meu irmão Mundinho. Nós pegamos um trem em Jacobina, passamos em Montes Claros e paramos em Belo Horizonte. De lá nós fomos de ônibus até Brasília”, revelou.

Orgulho e avião de Juscelino
O trabalho na construção da capital federal para Seu Nelson não lhe trouxe riqueza, mas, na época, foi a forma que encontrou para o seu sustento. “Não deu para juntar dinheiro, mas era um trabalho que orgulhava muito. Todo mundo estava satisfeito em participar daquela obra, que era muito comentada em todo país”, lembrou.

Entre as lembranças que traz do tempo da construção, Seu Nelson revelou ao repórter Tony Sena os dias em que o então presidente Juscelino Kubistchek passava sobrevoando a obra. “Ainda vi ele de perto, pois sempre passava no avião, depois de ir ver a obra de perto”, lembrou.

Aposentado, Seu Nelson vive com Dona Tereza, sua esposa, entre a residência na Barra do Vento e o Sito, na região de Lajedinho, na região oeste de Riachão do Jacuipe. Ele é pai do artista plástico Raimundo Oliveira (Dinho) e da jornalista Laura Ferreira, além de mais dois homens e cinco mulheres.

Extraída do site Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.