TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 18 de maio de 2016

ICHU- ACS e ACE aderem a paralisação Nacional da Categoria.

Hoje, 18 de maio de 2016, os ACS, Agentes Comunitários de Saúde e ACE, Agente de combate a Endemias, estão participando de uma Paralisação Nacional em prol dos direitos da  Categoria. 

 A Paralisação convocada pela CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), está sendo concentrada em atos públicos de forma simultânea em todos os estados, principais pontos de concentração nas capitais, onde cada federação e Sindicato vem conduzindo e organizando este momento.

Na Bahia, a categoria está concentrada no Centro Administrativo da Bahia em Salvador. Por Dificuldade de deslocamento até a capital Baiana, os Agentes comunitários de Saúde de Ichu fizeram uma mobilização nas Unidades Básicas de Saúde que compõem o Município (Helena Santiago- Sede, Rita Meire- Povoado de Barra, e Aureliano Evariston- Povoado de Licuri) com distribuição de Panfletos informativos e conscientização sobre a importância de se paralisar neste dia.

Lideranças Sindicais de todo o Brasil também estão em Brasília há dois dias tentando chamar a atenção dos Parlamentares sobre a importância, o verdadeiro trabalho do ACS/ACE e o reconhecimento dos direitos já conquistados para que estes não venham a ser retirados, tampouco desvalorizados.

"Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe".-(http://dab.saude.gov.br/) 

Foram muitas as lutas e conquistas adquiridas através da união da Categoria que traz e defende o lema de que "Juntos Somos Mais fortes". 

Por Cida Carneiro Ichu Notícias/Rádio Independente FM/Fotos: Normeide Lima

CONFIRA TODAS AS FOTOS:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.