TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ICHU - Escola Municipal Aloísio Cedraz recebe equipe de saúde para realização do PSE

Aconteceu na última terça e quarta feira (13 e 14) o Programa de Saúde nas Escolas (PSE) no ensino fundamental e ginásio da Escola Municipal Aloísio Cedraz onde foram realizadas diversas atividades contando sempre com o apoio do Médico, Enfermeira, Psicóloga, Dentista, Técnicas de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e a Equipe do NASF. 

Os procedimentos desenvolvidos foram:

- Avaliações de manchas na pele nos alunos e testes na pele para identificação de Hanseníase;
- Aferição de pressão arterial;

- Medidas antropométricas (peso e altura);

- Vacinação apenas nos alunos que não estavam com as vacinas em dias;

- Administração do medicamento albendazol, para tratamento de verminoses;

- Saúde Bucal com aplicação de flúor gel e palestra sobre a importância da higiene bucal como escovação.

Logo após a realização dos procedimentos aconteceu um Teatro Mudo com o tema Bulling desenvolvido por Moysés Araújo (Educador Físico) e Diana Santiago (Nutricionista) que fazem parte da Equipe do NASF, além da participação da  Psicóloga Ayara Carneiro.

O Bulling é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Esse tema vem sendo trabalhado no Programa de Saúde nas Escolas (PSE) este ano justamente por ser um problema identificado nas escolas da rede de ensino do município de Ichu.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Por Cida Carneiro com texto de Diana Santiago

CONFIRA AS IMAGENS: 























Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.