TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 18 de março de 2017

MOC, realizou intercâmbio no VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas.

Aconteceu durante o dia 17, o VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no Centro Cultural do município de Conceição do Coité.

O evento se insere dentro da programação do mês da mulher e tematiza o “Empreendedorismo das Mulheres no Cooperativismo” e é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia.

Foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do  Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA é uma entidade de formação  cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos  cooperados e empregados das cooperativas afiliadas.
 
Com o objetivo de promover conhecimento, oportunizar momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo, tratando sobre os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas, o seu papel no desenvolvimento do cooperativismo e o empreendedorismo feminino, tendo como principais eixos temáticos o cooperativismo, a liderança cooperativista e o protagonismo feminino.
 
O Movimento de Organização Comunitária - MOC que desenvolve dentro e suas ações de assistência técnica para cerca de 15 cooperativas, através do Programa de Fortalecimento a Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES, mobilizou grupo de mulheres para o Encontro, promovendo o intercâmbio de troca de saberes e fazeres sobre empreendedorismo feminino e economia justa e solidária numa parceria com a ACTIONAID.
 
Segundo a analista de treinamento do Sescoop/BA, Fernanda Ponte, ressalta que “é uma satisfação enorme realizar o sexto ano do encontro estadual de mulheres cooperativas, especialmente por está no município de Conceição do Coité pois vai interiorizando as ações do SESCOOP e representa uma grande valorização . Vemos nesse território uma força muito grande de mulheres empreendedoras. Então para nós despertar e incentivar especialmente o público feminino no ramo de empreendedorismo uma vez que este espaço está crescendo. E trouxemos excelentes profissionais para contribuir na formação das pessoas presentes”, completa.
 
Para a palestrante Maria Flávia Bastos, que trouxe uma fala sobre - O Empreendedorismo na Sociedade e no Cooperativismo Brasileiro- com foco nas mulheres, fala que “é preciso repensar as oportunidades. O Brasil embora ainda não seja o maior exemplo de empreendedorismo, já melhorou muito, a gente hoje já tem até a possibilidade de ser uma microempreendedora individual e isso para nós mulheres vale um destaque já representamos 8% das empreendedoras no Brasil”. Maria Flávia acrescenta que, “o momento agora é de observar, enxergar as oportunidades e aí sim investir em empreendedorismo focando essa ideia de forma coletiva”, completa.
 
Durante o evento outros assuntos foram debatidos entre eles os “Desafios das Finanças Pessoais” com Jaqueline Metzner, que possibilitou ao publico reflexões financeiras no dia-a-dia bem como a organização e planejamento pessoal.
 
Dentro da programação foi apresentado um Painel: Mulheres que Transformam – nele foi compartilhado histórias empreendedoras da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santa Luz; do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira e da Associação de Mulheres Pintadense. Experiências que promoveram a participação e interação do publico.
 
Para dona Helena Maria da Hora Xavier, da comunidade Cajazeiras, distrito de Juazeirinho, do município de Conceição do Coité, falou que “é um momento muito rico de aprendizagem e encorajamento para todas as mulheres”. 
 
Segundo Solange Fortes, do município de Paulo Afonso, “esse evento valoriza o papel da mulher na sociedade e saber que existe pessoas que tem lutado por nós garantindo para nós um lugar no espaço nos dá coragem de seguir em frente e trabalhar ainda mais unidas por um lugar mais digno para viver”, completa.
 
Para encerrar o evento Claudia Moura, falou sobre Liderança Feminina no Cenário Cooperativista e Fabiano Brum fez uma palestra motivacional.
 
Cerca de 200 pessoas estiverem presentes no evento onde promoveu integração, troca de experiências e partição para mulheres empreendedoras. 

Por: Kivia Carneiro, Comunicóloga

Programa de Comunicação do MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.