TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Estiagem está castigando o município de Ichu e já chega a preocupar

Represa do Canavial em 23 de Outubro de 2017
A estiagem que vem assolando o semiárido baiano está se tornando cada vez mais preocupante, e no município de Ichu que se encontra em Situação de Emergência reconhecida inclusive pelos Governos Estadual e Federal não é diferente.
Represa do Canavial em 30 de Março de 2017
A comprovação está até mesmo nos mananciais que ficam no perimetro urbano que receberam um bom volume de água em 30 de março desse ano, mas que já se encontram praticamente secas, pois diversos carros-pipas foram utilizados para suprir áreas aonde não choveu em boa quantidade no mesmo período.

Em algumas barragens, a exemplo da dos Cachimbos tem muita água, porém é imprópria para o consumo humano, não sendo permitida a distribuição para locais aonde ainda não existe abastecimento pela EMBASA.

Conforme informações passadas por Gustavo Reuter (Secretário de Administração), a Prefeitura Municipal já fechou parceria para a distribuição de água potável com o Exército Brasileiro a ser adquirida junto a EMBASA em Bandiaçu (Coité), no entanto, existe um débito junto a estatal que está sendo negociado. Gustavo relatou que estava buscando saber exatamente detalhes desse débito que acredita não ser da atual gestão, mas que independente de tudo será resolvido.

O Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Luiz Gonzaga dos Santos, tem demonstrado preocupação com essa situação, e segundo ele, todos os esforços estão sendo feitos para resolver este dilema com a EMBASA em Feira, já que muitos moradores da zona rural  estão sofrendo com a falta de água para consumo humano, e em alguns lugares até mesmo para os animais.

Lula como é conhecido o Presidente, relatou que os pontos de distribuição existentes nas comunidades e que são referências para os outros moradores já estão cadastrados, esperando apenas os carros-pipas.

Diversas comunidades rurais de Ichu já possuem rede de água da EMBASA, e agora a região de Tolda e Umbuzeiro também receberão este benefício. A obra de ampliação do sistema está em andamento. Nessa área, a rede é abastecida pela Adutora de Biritinga, ou seja, a mesma que cai em Nova Esperança, Varjota, Poço, Dantas, Barra, Licuri, Queimada do Meio, Mumbuca e Baixinha.

Vale ressaltar que a sede do município de Ichu e algumas comunidades como Casa Nova recebem água das Barragens de Pedras Altas e São José, tendo a primeira já atingido o nível crítico estando com apenas 7% de sua capacidade.

Com a baixa no volume da Barragem de Pedras Altas, a EMBASA voltou a usar a de  São José do Jacuípe que tem mais de 36 milhões de m³ de água disponíveis, suficiente para fazer o reforço do abastecimento até que haja chuvas para reposição em Pedras Altas. Com o aumento da captação na barragem de São José do Jacuípe, a população pode notar mudanças nas características da água. A água tem teor de cloretos maior do que o habitual e, por isso, apresenta um sabor característico de sais. Esta condição não afeta a saúde e não compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos. 

Municípios afetados – Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente.


Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.