TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Coité – Após dois anos, biblioteca idealizada por adolescente através do WhatsApp é ampliada


Acervo contabiliza cerca de 5 mil exemplares. Livros foram doados de várias regiões da Bahia e do Brasil.
Espaço foi ampliado com ajuda de pessoas que se sensibilizaram com o desejo da adolescente | Foto: Teones Araújo
Após dois anos de criada, foi inaugurada na tarde de domingo (26), a ampliação da sede onde funciona a biblioteca ‘Amigos da Leitura’, no povoado de Serrote, localizado a cerca de 12 km do centro de Conceição do Coité, município no território do sisal, na Bahia. Essa biblioteca tornou-se assunto mundial por ter sido idealizada pela pequena Maria Clara Gomes Simões, hoje com 14 anos, estudante do 8º ano no Colégio José Ferreira, no distrito de Salgadália, distante 05 km de sua comunidade.
Idealizadora Clara Pereira chamou a atenção de Fátima Bernardes onde esteve
em programa ao vivo | Foto: Teones Araújo
Ao se pronunciar durante o ato de inauguração, Clarinha, como é conhecida, disse que desde pequena foi incentivada a lê pelos seus pais e professores, principalmente depois de um projeto chamado Baú de Leitura cujo objetivo principal era estimular entre os alunos e seus familiares a prática de uma leitura fluente, crítica e participativa, quando surgiu à idéia de promover uma campanha para receber livros, montar um acervo e conseqüentemente abrir uma biblioteca para incentivar o hábito da leitura nas crianças e adolescentes do povoado.Clara conta que utilizou para isso as redes sociais, em especial o WhatsApp.
Cerca de 5 mil livros estão a disposição da comunidade | Foto: Teones Araújo
Clarinha recebe apoio da família e dos moradores da comunidade para manter esse projeto e os livros estão agrupados por segmentos. ela disse que o ambiente é bastante procurado. A biblioteca funciona no antigo posto telefônico da comunidade e “praticamente a ampliação corresponde a uma nova construção”, relatou o avô de Clara, Guiofredo Pereira, presidente da associação de moradores do Povoado.
Guió avô de Clara e presidente da Associação de Moradores de Serrote | Foto: Teones Araújo
“Nós não podemos deixar esse projeto morrer, pois a educação é fundamental, é tudo na vida da gente. É gratificante vê o crescimento deste projeto em dois anos.Tudo que fizemos foi através de doação, desde as pessoas que conhecemos até aquelas não sabemos que são, apoiaram e apóiam no anonimato e essa união de força vem dando esse resultado” comemorou Guió como é conhecido Guiofredo presidente da associação e avô de Clara.
Em tempo que internet domina o mundo, Clara deseja que sua comunidade leia livros | Foto: Teones Araújo
A biblioteca que fica às margens da rodovia BA 411, conta com uma bicicleta que Clarinha utiliza para levar livros às comunidades da região, facilitando a leituras de outras crianças e agora sonha com aquisição de uma Kombi para adaptar e transformar em uma biblioteca ambulante.
A festa foi das crianças
Amanda Santiago | Foto: Teones Araújo
Durante todo o dia aconteceram diversas atividades e todas elas direcionadas as crianças, sendo que o ponto alto foi apresentação da jovem Amanda Santiago, que reside na localidade de Mato Grosso, em Serrinha e condutora do Projeto “Mundo Encantado” que tem objetivo “ensinar as crianças a tocarem e cantarem musica que evangelizam e ensinam as crianças serem crianças na idade certa com canções e brincadeiras”, falou Josiene Santiago de Souza, mãe de Amanda e animadora da comunidade Católica.
A história de Amanda e Clarinha são muito parecidas e o “Projeto Mundo Encantado” nasceu através da Associação do Mato Grosso foi contemplada pelo projeto Criança Esperança da Rede Globo. Josiene contou a história da filha e a emoção tomou conta do público presente quando Paula Pereira, mãe de Clara, falou sobre a filha.

Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.