Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Serviço de Inspeção Municipal é tema de seminário em Conceição do Coité

Agroindústria familiar, oportunidade para gerar emprego e renda e garantia da qualidade dos alimentos. Esses foram os temas do I Seminário Territorial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado, nesta sexta-feira (10), no Centro Cultural do município de Conceição do Coité, no Território de Identidade Sisal.
Karol Meira / SDR
O evento contou com a presença de Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Ele apresentou o tema Políticas Estaduais de Apoio às Agroindústrias. 
Segundo Dias, a adesão ao evento demonstra que esse é o caminho a seguir. "Estamos falando de modo de vida, de melhor relação com a natureza e de vida mais saudável. O Governo está fazendo seu papel que é de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar de criar novos meios de dinamizar a economia dos municípios"
O diretor-presidente da CAR destacou ainda que a empresa vai criar o Sistema SIM controle informatizado, o Portal Rede SIM, onde terá uma biblioteca de plantas simplificadas, e o FormaSIM, que, além de capacitação, vai proporcionar a elaboração de um manual de boas práticas de fabricação. Além disso, serão lançados, ainda neste ano, dois editais, no âmbito do projeto Bahia Produtiva: "Um será direcionado para a requalificação de agroindústrias e para participar será necessário que as associações e cooperativas tenham feito o Cadastro de Agroindústria Familiar (CAF). O outro será o edital Alianças Produtivas, para as organizações que têm uma parceria comercial estabelecida contarem com o apoio para acessar o mercado"
 
Durante o encontro foram debatidos ainda os temas: O SIM e a formalização de agroindústrias familiares e de pequeno porte, Agroindústrias familiares e de pequeno porte e a segurança alimentar e as Linhas de crédito para agroindústrias. 
 
O evento, que contou com o apoio da SDR, foi realizado pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. 
 
Para o presidente do Consisal, Dival Pinheiro, a implantação do SIM foi um avanço para a economia dos territórios: "O Consisal implantou o SIM em toda a Bahia. Foi um importante passo para a inserção dos agricultores familiares no mercado".
 
O objetivo do SIM é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, por meio da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.

Visita a unidade produtiva
A programação contou também com uma visita à obra de construção do abatedouro de aves, fruto do convênio firmado entre a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (COOAFES) e a CAR.
Com inauguração prevista para dezembro, o abatedouro tem a capacidade de abater 300 aves por dia e conta com um investimento de R$300 mil.
O coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago, comemora que a implantação da unidade que já atuará com o SIM. "O SIM vai dar garantia para o agricultor fazer investimentos na sua propriedade porque ele sabe que seu produto vai ter um destino. O SIM é a garantia da venda e da qualidade do produto, e isso fortalece a agricultura familiar".
 
Ascom SDR / Karol Meira / SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.