TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Exposição, produtos da Agricultura Familiar e Tecnologias Sociais serão destaques na 9ª FEIRAFES em Valente

Após a abertura oficial na 8ª FEIRAFES as autoridades conheceram os produtos comercializados na feira.
A 9ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes), acontece nos dias 11 e 12 de maio, a partir das 09h, na Praça da Jazida em Valente – BA. O evento vai reunir Agricultores (as) familiares, produtores, criadores de animais, professores e estudantes de escolas técnicas, profissionais de agronomia, veterinários e demais áreas ligadas ao campo para uma troca de saberes e sabores durante os dois dias de evento.

No circuito de aproximadamente 10.000m² a 9ª Feirafes reúne uma série de experiências produtivas, econômica e social, atividades como Seminários e Oficinas temáticas e diversos empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária expondo e comercializando produtos como artesanato, alimentos processados e produtos naturais orgânicos que mostram a diversidade econômica e social do Território.  
Foto: Arquivo Raimundo Mascarenhas
Numa ala exclusiva para a feira de animais, os visitantes poderão conhecer a variedade de caprinos e ovinos o perfil genético dos plantéis, além de toda essa diversidade. A Feirafes reúne diversas experiências de organizações sociais e diversas tecnologias de convivência com o semiárido apresentadas pela FATRES e organizações parceiras. 
Foto: Divulgação
Entre as tecnologias está a Batata de Salvação – Sistema Econômico de Irrigação por Capilaridade,desenvolvida pela FATRES, que está entre uma das melhores experiências de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Bahia. A tecnologia social foi desenvolvida com materiais recicláveis de custo benefício e com base nos princípios agroecológicos, visando contribuir para a produção de qualidade, segurança e soberania alimentar e nutricional dos/as agricultores/as familiares.Outro destaque nas tecnologias sociais a serem mostradas será o implemento agrícola, fabricado pelos próprios agricultores e que ajuda nos tratos culturais de diversos plantios como a palma, milho, feijão, melancia, batata e entre outras.  

O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda. Em sua 9ª edição, a Feirafes já é considerada o maior evento da Agricultura Familiar do interior da Bahia mobilizando diversos setores públicos e sociais e já faz parte do calendário oficial do município de Valente.  

Fonte: ASCOM FATRES
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.