TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ichu: Integrantes do SINTRAFI participaram do Seminário de Juventude da FETRAF

Jovens integrantes do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI participaram do Seminário de Juventude da FETRAF - BA que aconteceu nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro em Santa Bárbara.
Confira o teor da reportagem feita pela SECOM da FETRAF

Juventude que ousa lutar constrói o poder popular! Nesse clima de lutas e fortalecimento da Juventude Rural se desenvolveu o Seminário de Juventude da Fetraf-Ba com o tema: ‘Sucessão no Campo e Inclusão Sócioprodutiva para Juventude Rural’ em Santa Bárbara-Ba na sexta e sábado (31\01) com uma maciça participação de mais de 300 Jovens ligados a Sindicatos da base da Fetraf.
 

Em um momento de desmontes e perdas de direitos em investimentos para juventude em todos os âmbitos principalmente no acesso a políticas públicas para juventude rural, educação, cultura, esporte e lazer, a Fetraf-Ba conseguiu reunir jovens que entendem que um país melhor começa dentro da essência de cada um partindo para suas comunidades, dessa forma multiplicando cada ação transformadora.
 

O Seminário de Juventude ascendeu à chama da esperança com diálogos e temáticas que envolveram os jovens de forma produtiva e irreverente. Dentro das contribuições foram discutidos os temas: Juventude Rural: Dilemas e Perspectivas, mediado por Aelson Silva de Almeida – UFRB; Inclusão sócioprodutiva a partir das políticas públicas para Juventude, mediado por Jocivaldo Bispo da Conceição, assessor de Juventude Rural da SDR; O protagonismo Juvenil e a Sucessão do Campo, mediado por Tábata Figueiredo – PROEXT – UFRB; Juventude Rural: O campo e seu valor, mediador por Joeleno Monteiro Coordenador Geral da Fetraf-Ba.
Alguns momentos de produção no Seminário merecem destaque, como foi o trabalho de grupos que discutiram eixos relacionados as demandas juvenis do campo, são estes: Educação; Saúde; Esporte e Lazer; Mundo do Trabalho, Ocupação e Renda; Tecnologia de Informação e Comunicação; Cultura; Meio Ambiente; Gênero e Sexualidade; Religiosidade.
O Diretor de Juventude Julivaldo Silva em seus discursos de abertura e encerramento do Seminário falou da importância da união dos jovens ali presentes e da criação do Coletivo de Jovens da Fetraf-Ba que irá pautar as questões da Juventude Rural Baiana dentro do Movimento Sindical, “esse Coletivo é uma grande iniciativa que renderá bons frutos com a sintonia desses jovens que agora manterão contato e colocarão os encaminhamentos vistos aqui em prática, obrigado a todos e todas pela presença”, ressaltou e agradeceu Julivaldo.
O Coordenador Geral da Fetraf-Ba Joeleno Monteiro mencionou que o sucesso do Seminário se deu através da colaboração e sintonia de toda equipe organizadora, “o sucesso de um trabalho só é possível com a força de um grupo, assim em nome da Fetraf-Ba agradeço a todos e todas pela belíssima organização do evento, ressalto a mediação e condução feitas pela coordenadora de projetos Vivian Libório e a diretora da Fetraf Ana Cláudia; aos colaboradores da Fetraf Geberson Soares, Matheus Diniz, Gabriela e Lucília, às monitoras da UFRB pela ajuda; aos diretores e diretoras da Fetraf-Ba que fizeram presença no evento, Paulino Oliveira, Isabel da Cruz, Juvaldino, Zé da Paz, Julivaldo Silva, Eliene, Marlene, Elanês; aos mediadores das temáticas; aos jovens que se fizeram presente”, agradeceu Joeleno.

A Juventude interagiu em todos os momentos e mostrou sua força. Na ocasião também teve o momento cultural para descontrair e celebrar os momentos de lutas, com o grito na garganta: Lula Livre! A Fetraf-Ba continuará firme na construção desses espaços para avançar junto aos jovens rurais da Bahia.

Secom Fetraf Bahia
Jornalista Matheus Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.