CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ICHU- Secretaria Municipal de Saúde encerra o Outubro Rosa com Chave de Ouro

A Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Ichu, distante cerca de 178 KM da Capital Baiana Salvador, realizou na última terça feira, 30 de outubro de 2018,  o encerramento das atividades voltadas ao Outubro Rosa no município.

O evento aconteceu na Praça da Matriz e contou com a participação de centenas de mulheres.

O Secretario de saúde Edcarlos Silva parabenizou  todas as mulheres, agradeceu pela presença de cada família que representa o  município por ter acolhido e abraçado um momento como esse. Para ele, nada disso teria sentido se não fosse em prol da comunidade e que outras campanhas virão  pois é perceptível a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e promover ações que priorizem uma melhor oferta na qualidade do serviço para que a população tenha uma vida habitualmente saudável. Edcarlos trouxe a sua esposa Nailana Silva e sua filha Keicy como um gesto concreto da importância da família para um melhor desempenho nas tarefas a que lhe foram destinadas.

A médica especialista em Ginecologia Dra Jane Carvalho, que desenvolveu o tema da noite, esclareceu sobre o outubro rosa como sendo uma campanha que acontece não só  no Brasil como no mundo todo no mês de outubro para conscientizar às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para Ela, todos precisam prevenir pois quando se consegue diagnosticar precocemente o câncer de mama, é possível  encontrar a cura porém, se a doença for descoberta num estágio avançado não tem mais jeito por isso a importância de diagnosticar o quanto antes.

O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos. Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início.
 A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador. Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou com agulhas. Desta forma consegue-se retirar pedaços do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é ou não um câncer.Uma vez com o câncer, serão necessários exames para estadiamento, ou seja, ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultra-som de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.

Dra Jane se colocou a disposição para tirar as dúvidas das mulheres presentes.

Após o Bate Papo, as mulheres presentes receberam práticas alternativas que já são utilizadas pelas terapeutas holísticas Iran Santiago, ketty Cedraz, Carolina Moreira, atuantes na Secretaria municipal de Saúde como meio de prevenção de vários problemas relacionados à Saúde. 
Reiky, Ventosas, massagens, meditação, respiração, Auriculoterapia, Barra de ACCEES, Acupuntura, Vacinação contra o HPV, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, Sífilis e o Outubro PET com orientações e aviações com a médica veterinária foram os serviços ofertados pelos profissionais de saúde.
O público presente contou com um LUAU que ficou por conta dos artistas da Terra Rita Silva, Tarcísio Santiago e Junior que trouxeram músicas de qualidade embelezando ainda mais o momento.

A Secretaria de Saúde agradece a todos que se fizeram presentes  prestigiando esse evento.
 Por Cida Carneiro
CONFIRA AS IMAGENS:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.