TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ichu: Apesar das dificuldades Guarda Municipal marca presença nos eventos do município

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade de Ichu, que fica na região do sisal, vem desempenhando um belíssimo trabalho nos eventos que acontecem no município apesar de algumas dificuldades.
No último dia 08 de fevereiro, na festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, a equipe foi flagrada pelo Ichu Notícias quando fazia rondas a pé no circuito onde acontecia o Concurso de Marcaras, Alegorias, Carro Alegórico e desfile de Baianas.
Com uniforme diferente, no sábado dia 09, a equipe esteve presente na grande final da Copa Rural Ichuense no Estádio Municipal Ruberval Bispo dos Santos "BISPÃO", momento em que também foram flagrado e registrado pela lente do Portal da Boa Informação.

Apesar da atuação constante no município, nem tudo são flores para a GCM ichuense segundo o agente Antonio Marcos Araújo de Jesus. Ele relatou que vem encontrando muitas dificuldades para melhor atender a população. "Estamos sem condições de trabalho nenhuma, não temos uma viatura para fazer rondas, não temos hoje nem se quer um ponto de apoio, falta EPIs como escudo anti-tumulto, placa balística e capacete" disse Marcos.

Ele também falou do Estatuto da Guarda que ainda não saiu do papel. "O projeto de criação do Estatuto da Guarda que inclui o nosso plano de carreira está engavetado, este projeto foi para aprovação na Câmara Municipal em 2016 e retornou para ser feitos algumas correções, depois eles alegaram ser ano eleitoral e não voltou mais a casa", disse ele.

Segundo Marcos, sendo aprovado o estatuto tudo melhora para a guarda municipal, onde de acordo com ele, além do plano de carreira eles conseguiriam vários benefícios sem necessidade de onerar os cofres público do município através do CNPJ que possibilitaria acessar editais nas esferas estadual e federal para aquisição de veículos e outros itens necessário para o trabalho.

Marcos disse ainda que a comunidade ganharia muito também com aprovação do estatuto, uma vez que adquirindo as condições necessárias de trabalho, a guarda poderia implantar RONDA ESCOLAR e até a linha disque denúncia pelo 153.

A reportagem procurou o secretário de Administração e Finanças Gustavo Reuter e segundo ele o projeto da Guarda está na assessoria jurídica da Prefeitura fazendo as adequações necessárias a realidade do município. Ele ressaltou que a receita do município é muito baixa e que na realidade de hoje não fica viável a aprovação da lei como se encontra. "Estamos atentos, sabemos o quanto é importante o estatuto da Guarda Municipal mas não podemos ser irresponsável para depois prejudicar os próximos gestores" ponderou ele.

Gustavo disse ainda que acha muito difícil este projeto ser aprovado ainda este ano de 2019, para ele é preciso ter muita cautela para depois não ficar sem poder cumprir com o plano de carreira e outras despesas que o mesmo possa gerar ao município.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.