TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Semana Santa 2019: Dezenas de fiéis Católicos sobem ao Monte do Canavial em Ichu para o Ofício da Paixão

Mantendo uma tradição iniciada na década de 1980, vários Cristãos Católicos saíram bem cedinho para a subida ao Monte do Canavial no município de Ichu com o objetivo de nesta Sexta-Feira, 19 de Abril, participarem do Ofício da Paixão de Cristo. 
Ainda escuro, os fiéis começam a chegar
No entanto, ao chegarem já encontram Pedro Brito mais conhhecido por Pedro Mota que há anos faz questão de ser o primeiro a subir o monte. O sinal de que ele já está lá em cima é a fogueira que pode ser vista de longe. 
Aos poucos o número de pessoas vai aumentando
Com todos reunidos, é dado início ao Ofício da Paixão de Cristo
Mesmo com a escuridão, muitos fiéis fazem questão de chegarem bem cedo  

Concentrados, os devotos rezam e cantam louvores aumentado assim a fé de todos que acompanham este ato que a cada ano aumenta o número de participantes.
Encerrado o ofício, o AL Notícias mantém a tradição quando passa primeiro na residência de Dona Elvira e Roque do Mel (ambos falecidos) toma um cafezinho e depois segue para  residência de Seu Janjão e Dona Nieta para também degustar um delicioso café.
Dona Nieta todos os anos abre as portas da sua casa para que as pessoas possam tomar o cafezinho 

Conforme dona Nieta do Canavial a tradição de subida ao Monte começou de fato na década de 1980, onde tinha instalada uma cruz de madeira. Ela conta que depois moradores da região se mobilizaram para a construção de uma cruz de concreto, bem como paredes ao redor. 
Foto: Arquivo de dona Nieta
As dificuldades para a construção foram muitas, pois o acesso era difícil, e para carregar o material era preciso muito empenho de todos.
Foto: Arquivo de dona Nieta
Como a união faz a força, todos juntaram a fé e a devoção até que o trabalho fosse realizado, tudo isso com muita alegria. Homens, mulheres e crianças lutaram para que o objetivo fosse alcançado.
Fotos: Arquivo de dona Nieta
Por fim, chegou a hora de levar a cruz até o Monte. 
Fotos: Arquivo de dona Nieta
Tempos depois houve outra mobilização, desta feita para revestir a cruz com piso cerâmico, pintura das paredes e colocação de grade.
  
MORRO DO CONSOLO 
Ao sair do Canavial, o AL Notícias acompanhado de João Esmeraldo (João Rodinha), Antonio Jucivaldo (Gel de Eliomar), Mateus Marcelino e Fernando Dutra foi até o Morro do Consolo. Para chegar até o local, a equipe passou pelo Alto Alegre (Dona Doraci) e entrou a direita, seguindo assim por uma trilha lindíssima com muita caatinga, cantos de pássaros e outros animais.
As paredes ao lado que cercam o cruzeiro eram feitas de adobe que se desgastaram com o tempo, mas em 10 de Outubro de 2018, Joilson Carneiro (Galego Eletricista) juntamente com o saudoso Amaro Braz Carneiro "Amaro do Canavial" mobilizou familiares e amigos para construir as paredes de bloco.  Infelizmente, Amaro faleceu recentemente.
Fica aqui a homenagem do AL Notícias para esse grande homem que se foi, mas deixou seu legado de fé e perseverança. Ele fazia parte do Terço dos Homens. 

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.