TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ichu: Professores e estudantes do CEACO realizam a trilha ecológica Morro do Canavial

Professores e estudantes do CEACO realizaram nesta quinta-feira, 22/08, no turno matutino e vespertino, a trilha ecológica Morro do Canavial, como atividade de educação ambiental do Projeto Meio Ambiente Saber Cuidar, atividade prevista para a semana do meio ambiente, mas não aconteceu por conta da chuva e foi inserida na programação do mês do estudante. 
A ideia deu super certo, no final, os estudantes avaliaram de forma bem positiva, foi um dia de aula diferente, descontraído e bem proveitoso.
Antes do início da caminhada, houve um momento de acolhida no pátio da escola com orientações da atividade pela diretora Edilma e a professora Marcia, sobre a importância da alimentação saudável,  pela nutricionista Diana Santiago, e a prática de exercício físico e realização de alongamento com os educadores, professora Rita e o bacharel em Educação Física, Rafael de Oliveira, além de um saboroso lanche a base de carboidratos e proteínas (frutas, suco, biscoitos e beiju).
Ao longo do percurso, os estudantes observaram a paisagem, contemplaram os elementos naturais e analisaram as intervenções humanas na natureza; no topo do morro,  a professora de Geografia fez explanações sobre os aspectos geográficos do lugar (localização, clima, vegetação, relevo, rochas, ocupação  e exploração), relação de interdependência entre cada elemento da natureza e a importância de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais para  preservar o equilíbrio ambiental.
Houve parada para visitação do casarão, momento que a professora diretora Edilma, falou do histórico da fazenda que data quase 200 anos e conhecer o orquidário.
A Educação Ambiental, é um instrumento que pode gerar mudança de atitudes, tem a finalidade de preparar o indivíduo e a sociedade para realizar ações de desenvolvimento sustentável, como resposta aos desafios do mundo globalizado(DIAS, 2004). Nesse sentido, a nossa intenção da atividade foi de utilizar a trilha ecológica como ferramenta auxiliar na sensibilização ambiental.


Redação do AL Notícias - Texto e Fotos: Professora Marcia Cedraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.