TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ICHU- Secretaria Municipal de Saúde envia equipe para o CONGREPICS em Lagarto-SE

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu, interior da Bahia, através do Secretário de Saúde Edcarlos Silva, da coordenadora de Atenção Básica Denieire Santiago, da Terapeuta Holística e Assistente Social Iran Santiago e do Educador Físico Francisco Moysés, participaram do congresso de práticas interativas e complementares que aconteceu entre oa dias 14 a 17 de novembro do ano em curso na cidade Sergipana de  Lagarto.

Com a finalidade de capacitar os profissionais e fortalecer a rede na saúde do nosso município no que se refere às Práticas Interativas, o Secretário da saúde Edcarlos Silva diz que é uma satisfação muito grande poder ir além, ou seja, poder difundir as ações as quais  nos já ofertados a população Ichuense e vale lembrar que já somos regência estadual em Práticas Integrativas. "Tivemos a oportunidade de participar de mesas redondas, oficinas diversas é muita troca de experiência com outros terapeutas. Entendemos que uma das melhores maneiras de melhor atender é capacitando nossos profissionais e por isso estamos sempre investindo nesta temática. Fica aqui nossos agradecimentos ao Prefeito Carlos Santiago pelo apoio que nos tem dado em todo tempo"-Complementou.

Iran Santiago falou desse momento ímpar no processo de Saúde do Município. "Vejo como importante a nossa participação nesse Congresso. Está ali, juntamente com o Gestor de Saúde nos fortalece enquanto profissional que busca não consolidar somente  a saúde hospitalocêntrica e focado em modelo biomédico. . Está nesses espaços de discussões no motivas mais Ainda a resgatar  o valor das medicinas tradicionais. As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde. O que nos move é, antes de tudo, o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si em primeiro lugar e dos outros. 

Quem esteve ali , pôde saborear de varias Práticas diferentes espalhadas por esse imenso país e que ainda não estão consolidadas dentro do SUS.  Mas discutindo juntos, podemos chegar mais longe"- Finalizou.

Para Francisco Moysés,  as práticas integrativas e complementares (Pics) servem como potencializadoras na melhora do indivíduo em diversos aspectos. Apesar de toda a resistência e risco em acabarem com essas práticas  sabemos da sua importância no cotidiano de várias pessoas. "Foi de grande valia a nossa ida ao Congresso, além de conhecermos outras pessoas e passarmos por algumas  experiências, percebemos quanto o trabalho das Pic's  está avançado em nossa Região. Nesse encontro vimos a quantidade de municípios que ainda não aderiram à esse tipo de atendimento e o valor que o trabalho exercido em nossa cidade é visto  por vários profissionais que nos admiram pela resistência, força e comprometimento. Havia profissionais de todo Brasil e até do exterior, várias oficinas, tendas e  apresentações por toda Universidade. Acreditamos e valorizamos tudo que estava exposto, aprendendo e compartilhando algumas experiências vivenciadas em nossa Região. Agradeço de todo o coração todos que fortaleceram nossa ida até o Congresso, sabemos das dificuldades que é fazer com que tudo isso aconteça. Tenho certeza o quanto foi importante pra nós profissionais e sabermos que somos referência em todo Brasil, até porque hoje são realizados 19 PICs em nossa cidade e o melhor de tudo é notório a melhora de vida de todos que são contemplados com essas práticas". Completou Moisés.

Para Denieire, As práticas integrativas e complementares em saúde se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo país e o município de Ichu jamais poderia ficar de fora desta estatística. "Foi perceptível na participação deste congresso ver de perto o avanço destas práticas como um expressão de um movimento que se identifica com novos modos de aprender e praticar a saúde, uma vez que se caracterizam pela interdisciplinaridade, onde não há fronteiras e nem interdições entre os saberes. Me senti orgulhosa em representar uma equipe que sempre busca oferecer o melhor a população Ichuense, e ainda mais perceber diante dos demais lá representados que o ICHU está a frente de todos". Finalizou.

Vale ressaltar que o município de Ichu ja faz uso de 19 das 27 práticas ofertadas plo ministério da Saúde.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.