TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ICHU- Saúde emocional foi o tema da VI Jornada Municipal de Saúde

Com o tema inteligência emocional-a chave para o sucesso, foi realizada a VI jornada de saúde de Ichu-Bahia nos dia 19 de 20 de fevereiro de 2020.
Os dois dias de atividade vem acontecendo anualmente, visando cuidar dos profissionais que atuam na área para que estes cuidem melhor do outro, bem como avaliar as ações desenvolvidas no ano anterior e planejar o ano em curso.
No dia 19 de fevereiro estiveram presentes o prefeito Carlos Santiago, o Secretário de Saúde Edcarlos Silva, os vereadores Edivaldo Apolônio e Geovana Márcia, o representante da secretaria de obras Givanildo Santos, Maria Aparecida, membro do Conselho Municipal de Saúde bem como toda a equipe que compõe a Secretaria.
O público presente contou com o momento cultural na voz de Andressa Marques, jovem talento da comunidade de Barra, que fica carca de 10 KM da sede do município e de Mateus Soares que a acompanhou com o seu violão e, juntos, trouxeram um repertório de músicas atuais e do estilo MPB (Música Popular Brasileira) encantando a todos.
Edcarlos  agradeceu a toda equipe pelo empenho. "Esta é uma equipe aguerrida que veste a camisa da saúde.  Que as propostas construidas aqui nos façam avançar no que se diz respeito a saúde do nosso município. Tenho orgulho em dizer que a minha equipe é a melhor que pode existir , pois se doam para conseguir os melhores resultados e essa é a diferença de se trabalhar com amor".
Carlos Santiago parabenizou o encontro onde para ele  é algo importante para discutir a saúde de Ichu surtindo como efeito o desenvolvimento da comunidade.  

"Agradeço a todos pela dedicação em se entregar ao trabalho o que nos deixa feliz em saber que a saúde do nosso município está entregue nas mãos de pessoas que sabem o que faz".Completou.
Geovana Marcia desejou que esse ano haja a continuação de um trabalho realizado com grande responsabilidade já que esta é a area primordial, cuidar do povo ichuense. Que se dediquem ainda mais. "Que bom que a saúde esta discutindo esse tema porque precisamos muito cuidar do nosso ser. Só podemos ter uma saúde plena se o nosso espírito e nossa mente estiverem em harmonia. Parabenizo Andressa pela belíssima voz e Mateus. Que bom termos talentos se revelando ainda mais em nosso município"-Finalizou Geovana.
O palestrante Josman Lima, Psicólogo,  coaching, pós graduado em gestão de pessoas e RH, pós graduado em inteligência Socioemocional, escritor, agradeceu ao secretário e ao psicólogo Leonam Castro pelo convite e pela escolha do tema.

Segundo ele, estamos em evolução constante. Inteligência emocional é a base do desenvolvimento pessoal porque são as nossas emoções que influenciam as nossas decisões que, em ultima instância definem os resultados  em nossa vida. Autocontrole, automotivação, relacoes interpessoais, gestão inteligente,segurança psicológica, empatia e assertividadeforam assuntos discutidos durante a sua palestra. "É essencial usar o equilíbrio. Cuide de si cuide do outro para também ser cuidado. Desculpas, apatia, procrastinação,  zona de conforto,  sofrimento em vão,  medo, vitimização, sao barreiras que aparecem para tentar destruir o seu sonho.  Seja a sua melhor versão,  se supere, tenha atitude, tenha disposição física, enfrente desafios, pague o preço,  cuide do seu tempo seja protagonista, nunca pare de sonhar pois, alguém te espera em algum lugar."-Concluiu. 

No dia 20 de fevereiro, o tema discutido foi o novo financiamento da Atenção Básica ministrado pelo Palestrante Alan de Souza que é representante da DAB (Departamento de Atenção Básica) do estado da Bahia.
Ao iniciar os trabalhos foi realizado um momento de respiração onde alguns profissionais fizeram o envio de Reiki, uma das 19 práticas ofertadas dentro da saúde de Ichu,  ao Público presente. o Reiki é uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.
Alan Parabenizou o municipio por essa escolha de inserir e fortalecer as práticas integrativas e complementares no SUS.

Sobre a Portaria n° 2.979 de 12 de novembro se 2019 que apresenta o novo financiamento da Atenção Básica, Alan Souza frisou os novos objetivos propostos por essa publicação e que as equipes terão que fortalecer ainda mais o seu trabalho para que a gestão não perca recursos. São grandes desafios a serem superados. somente com força, determinação e empenho se consegue manter os recursos disponíveis para cada meta a ser alcançada, frisou Alan.

Na parte da tarde foi apresentado os trabalhos realizados bem como as ações, desafios, dificuldades e conquistas durante o ano de 2019.
Edcarlos apresentou o novo médico Caio Ramos, a nova coordenadora Eliaurea Alcântara, ambos atuantes no Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus, parabenizou-os pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e desejou sucesso nessa nova jornada.

Edcarlos destacou as reformas das Unidade Básicas de Saúde, melhoria do acesso, aquisição de materiais, reforma do hospital, capacitações dos profissionais. Lembrou que algumas conquistas obtidas hoje se deram porque pessoas comprometidas buscaram la atrás e reconheceu o trabalho desenvolvido por Nailana Silva, ex secretária de Saúde que junto a equipe fez parte desse processo.
As demais coordenações apresentaram seus planos realizados bem omo os desejos de conquista para 2020. Denieire Santiago, coordenadora da atenção Básica, Arlete Santiago da Vigilancia Epidenmilológica, Camila Vigilância Sanitária, Carlos Farmaceutico, Cristina Cardoso  Assistente Social, Iran e Francisco Moysés componentes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) explanraram esses trabalhos.

Os participantes contaram com o momento cultural na voz do músico ichuense Bito Silva. Vale ressaltar que o médico Caio Ramos deu um show quando cantou a oração de São Franciso de Assis sendo aplaudido por todos. Bito trouxe em seu repertório musicas da j0vem guarda, forró pé de serra, samba e pagode de mesa, e as cançõespopulares que estão fazendo a história do nosso povo.
 Por Cida Carneiro 

CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.