TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de março de 2020

Samba de Roda do Recôncavo é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia

O Samba de Roda do Recôncavo baiano passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O decreto assinado pelo governador Rui Costa que reconhece a manifestação cultural no Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas foi publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira (5).
O Samba de Roda foi reconhecido como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e como Obra Prima da Humanidade pela Unesco, desde 2005.

Os estudos para a patrimonialização foram produzidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult). Após a conclusão, o órgão encaminhou o material ao Conselho Estadual de Cultura (CEC) para que fosse apreciado e encaminhado à Casa Civil para homologação do governador.

"Fazer o reconhecimento deste bem cultural é valorizar, estudar, registrar e divulgar, promovendo, assim, a sua continuidade, reprodução e transmissão às novas gerações, pois essa manifestação traz na sua constituição as marcas identitárias de povos que fizeram parte do processo civilizatório de constituição da nação brasileira, e que ainda hoje rememora, por meio de suas marcas culturais, todo o esplendor de uma cultura marcada por lutas históricas, memorizada e revelada através de seus ritos", declara Nívea dos Santos, Gerente de Patrimônio Imaterial do Ipac. "As atribuições do IPpac após a patrimonialização, através do Registro Especial, não se encerram neste ato, pois a valorização do capital simbólico e cultural da titulação é o primeiro passo para uma política pública mais ampla", acrescenta.

Do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.