TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 1 de agosto de 2020

Ichu – Moradores de Quixaba publica vídeo apelando pela instalação de poço artesiano e deseja ser reconhecida comunidade Quilombola

Moradores de Quixaba comunidade rural distante 12 km da sede de Ichu, município localizado no território do sisal, enviaram ao Calila Notícias um vídeo apelando para as pessoas ajudarem em uma vaquinha virtual, cujos recursos arrecadados serão para a instalação do sistema de abastecimento d’água em um poço artesiano perfurado pela CERB.
O poço artesiano foi perfurado em 2015 e, segundo relato dos moradores, a CERB não instalou o sistema por causa da pequena quantidade produzida, ou seja, apenas 3 mil litros d’água/hora e muito salobra. 

Com a negativa da CERB, os moradores resolveram instalar por conta própria o poço artesiano e alegam que mesmo com vazão pouca, a água serve para o consumo animal. Outra reivindicação da comunidade, é a instalação de um sistema de abastecimento através da EMBASA partindo do povoado Retirinho, comunidade que limita os municípios de Serrinha e Ichu e tem uma extensão de 2 km. 

Na comunidade moram 16 famílias e nos períodos de seca são abastecidas através de carros pipa oficiais ou os moradores são obrigados a comprar. “Tem moradores que são obrigados a pegar nos tanques de barro”, falou Jailma, uma das moradoras.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), também recebeu o vídeo através do pré-candidato a prefeito no município, José Gonzaga e do pré-candidato a vereador Josemilto Carneiro “Bobó”, ambos do PSD, e de imediato articulou uma reunião na comunidade, e tomando todas medidas para não gerar aglomerações pra discutir o assunto. 

Por problemas de saúde, José Gonzaga justificou sua ausência e o grupo foi representado por Bobó. No final, ficou acertado fazer contato com a CERB e a EMBASA para vê a possibilidade de receber uma comissão de três pessoas da comunidade para estudar uma forma para resolver em definitivo os problemas. O repórter Valdemi de Assis esteve na comunidade e participou da reunião. 

Na reportagem abaixo da TV Calila, você vai assistir ao vídeo que foi enviado a redação

Desejo de se tornar uma comunidade Quilombola  
No final da reunião, os moradores solicitaram da equipe do mandato do deputado Alex da Piatã, a intermediação junto a Fundação Palmares e a SEPROMI, a presença de técnicos para orientarem de que forma eles podem ser reconhecidos como comunidade quilombolas. 

Quilombola é um grupo étnico, predominantemente constituído de população negra rural descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições. práticas culturais próprias e que seja oficializada com comunidade Quilombola.

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.