TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 11 de junho de 2021

ICHU - SMS realiza ação socio-educativa na prevenção das DSTs com jovens do município

Aconteceu nesta sexta feira, 11 de junho, uma ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia para realização de testes rápidos com o objetivo de identificar possíveis doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A enfermeira Osneide França, lotada na Unidade de Saúde da Família Helena Santiago juntamente com a Técnica Carol e o Agente Comunitário de Saúde Sergio Marcos se deslocaram até um campo de futebol na Fazenda Alto Alegre, onde no momento estavam reunidos alguns jovens  conseguindo realizar 25 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. Vale ressaltar que todos os testes deram negativos.

"A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Ela pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto. O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Sua transmissão se dá pelo Sexo vaginal, anal e oral sem camisinha, o uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. A Hepatite B é uma doença infecciosa que agride o fígado estando presente no sangue e secreções. É também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. Inicialmente, ocorre uma infecção aguda e, na maior parte dos casos, a infecção se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração.Sua transmissão se dá nas relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada, da mãe infectada para o filho, durante a gestação e o parto, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam), na confecção de tatuagem e colocação de piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que não atendam às normas de biossegurança, por contato próximo de pessoa a pessoa (presumivelmente por cortes, feridas e soluções de continuidade) e na transfusão de sangue (mais relacionadas ao período anterior a 1993)"(http://www.aids.gov.br) 

Segundo Osneide, essa ação deve continuar já que na maioria das vezes os jovens tem maior resistência em procurar o serviço de saúde, o que dificulta detectar possíveis problemas que podem ser combatidos e tratados caso esses sejam identificados precocemente.

Além dos testes rápidos foi falado sobre a importância da prevenção e cuidado e na oportunidade distribuiu-se preservativos para o público presente.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Sergio Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.