TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ichu: Atividades do Agosto Lilás desta quarta, 25, foi na Rádio Independente FM e na Secretaria Municipal de Saúde, confira

Durante toda esta quarta-feira, 25 de agosto, Ichu esteve movimentado com diversas atividades voltadas ao AGOSTO LILÁS, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, puxado pelas vereadoras mulheres e  mulheres da Secretaria Municipal de Saúde.

Pela manhã a atividade consistiu em uma entrevista na Rádio Comunitária Independente Fm intermediada pela vereadora Geovana Marcia com as PFEMS Hosana e Joelice do 16ºBPM que atuam no município de Ichu. A vereadora Roseane Sampaio também esteve presente e participou do debate sobre o tema da campanha.

As policiais foram interrogadas sobre os desafios de ser mulher, mãe e ao mesmo tempo atuar numa profissão tão desafiadora e importante na sociedade, no combate a todo tipo de violência, em especial a cometida contra mulheres.

Hosana e Joelice responderam a todos os questionamentos, inclusive feitos pelos ouvintes, que interagiram durante toda a programação desta manhã de quarta-feira. 

Dona Naria, moradora do povoado de Casa Nova em Ichu, compareceu durante a entrevista e reforçou a luta ao dar um depoimento do que havia acontecido recentemente com ela envolvendo um vizinho que de forma machista e agressiva lhe proferiu ameaças.

Durante a noite aconteceu uma RODA DE CONVERSA na Secretaria Municipal de Saúde, transmitida ao vivo através de Lives pelo Instagram da Secretaria e Facebook do Ichu Notícias, sendo um momento bastante proveitoso, onde surgiram várias histórias e depoimentos marcantes.

O Secretário Heitor Santana fez questão de participar do encontro que foi intermediado pela psicóloga Lorena Cedraz. Ele ressaltou a importância das mulheres continuarem lutando pelo seus direitos e empoderamento e encorajou-a recitando o poema de Bráulio Bessa "Um só dia", que retrata a figura da mulher na sociedade.

Um só dia

Um só dia é muito pouco para celebrar a Mulher 

Um só poema 

Uma rosa 

Uma homenagem qualquer 

Palavras são muito pouco 

Não importa o que eu disser 

E mesmo assim 

Dizer é o meu dever 

É dever da humanidade reconhecer que a mulher 

É força 

É dignidade 

É o que é e o que quer ser 

E ela quer ser liberdade 

Quer ser mãe 

Quer ser artista 

Ser sozinha, aventureira 

Empresária, agricultora 

Ser juíza, sacoleira 

Quer ser talvez Bossa Nova 

Mas também quer ser Funkeira 

Quer ser simples, popular 

Quer ser a jóia mais cara 

Quer ser muitas e ser plural 

E ainda assim, quer ser rara 

Quer ser livre, corpo e mente 

Quer ser e é diferente 

E a diferença é clara 

A diferença é a força 

A garra, a resistência 

A coragem, a sabedoria 

A pressa e a paciência 

É tão claro e evidente 

Ser igual e diferente 

Faz parte da sua essência

(Bráulio Bessa)

Como bem diz o tema do encontro "SOMOS MUITAS e temos-nos umas às outras", essa sensação de união e empoderamento foi perceptivo neste diálogo, o que torna essa campanha em defesa da mulher muito mais forte, tanto para quem estava envolvida, quanto aos internautas que a todo momento teciam elogios e parabenizavam os idealizadores.

Nos vídeos que segue você acompanha todos os detalhes desta atividade a noite.
Nesta sexta-feira, 27, a partir das 09:00hs, no Barracão Municipal, acontecerá o encerramento da campanha, onde teremos depoimentos, palestras e sorteio de brindes. além da participação da cantora ichuense Suely Rios.
FOTOS:
















Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.