TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Iniciado o Plantão Pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Ichu

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ichu sob a responsabilidade do Secretário Willian Gonçalves da Silva Carneiro (Wly), deu início ao Plantão Pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Ensino conforme a Portaria 02/2021 que regulamenta essa ação a ser realizada durante  o  período  de  aulas remotas.

O Plantão Pedagógico já iniciou nas Escolas Municipais Aloísio Cedraz e Marcolino Santana Lima na sede, além do Colégio Santo Antonio no povoado de Barra com alunos do quinto e nono ano que farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. 
Escola Municipal Aloísio Cedraz
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.    
Escola Municipal Marcolino Santana Lima
Com o Plantão Pedagógico a Secretaria Municipal de Educação e as escolas cumprindo os protocolos de biossegurança contra a COVID-19 oferecem aos alunos aulas presenciais duas vezes por semana com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.    
Colégio Santo Antonio em Barra
Para a implementação do Plantão Pedagógico houve um momento de sensibilização com  os professores, as famílias e estudantes, havendo a aceitação por todos.   
Aferição da temperatura dos estudantes
O Plantão Pedagógico é um espaço de diálogo na escola, entre professores e estudantes, que tem o objetivo orientar questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, bem como o esclarecimento de dúvidas em atividades escolares, direcionamento dos estudos e tarefas desenvolvidas em casa, além do acompanhamento e monitoramento das ações.  

Os profissionais envolvidos deixaram seus depoimentos sobre esses momentos de integração presencial com os estudantes, depois de tanto tempo afastados por conta da pandemia.  

Estamos no segundo encontro do Platão pedagógico da Escola Marcolino, o qual considero algo muito positivo para nossos estudantes. O primeiro momento foi muito gratificante, onde pude ouvir dos alunos como estavam se sentindo esse tempo todo afastados da escola, suas dificuldades, desejos, medos e ansiedade a cerca da volta as aulas. O primeiro encontro foi de uma energia tão boa, que fiquei toda arrepiada ao começarmos nossa conversa em sala de aula.  

Em relação a aprendizagem, sei que não é uma realidade que representa todas as turmas, mas, as alunos com os quais estou trabalhando estão com um nível de aprendizagem muito bom. Mesmo afastados da escola nossos estudantes aprenderam muito durante a pandemia. O trabalho feito pela rede municipal em parceria com as famílias, somado as vivências em que eles tiveram, ajudou muito no processo de aprendizagem. Volto a reafirmar, sei que existem realidades bem peculiares e que nem todos os estudantes conseguiram acompanhar o processo das atividades curriculares remotas e esses merecem atenção e cuidado especial das equipes escolares. 

Sigamos em frente, na certeza que tudo vai passar e as salas de aula voltarão a ficar abarrotadas de alunos como antes. (Professora - Nívia Carneiro – Escola Municipal Marcolino Santana Lima).  

O plantão pedagógico é de grande relevância para educação, tendo em vista todo histórico da pandemia e suas consequências para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. As expectativas são as melhores para esse momento. Os alunos estão receptivos com as aulas se mostrando dedicados e participativos. Grande maioria dos pais permitiram a participação dos estudantes no plantão pedagógico. A escola por sua vez vem cumprindo com os protocolos de biossegurança exigidos pela vigilância sanitária. (Professora Malena – Escola Municipal Marcolino Santana Lima).  

Plantão Pedagógico está sendo muito proveitoso, além de ser um reencontro com o sistema tradicional de ensino, percebe-se um melhor aproveitamento do conteúdo por partes dos alunos. É percebido também a boa aceitação daqueles que vieram, com semblantes de satisfação. (Professor de Matemática  Jhon Adams – Escola M. Aloísio Cedraz).  

O Plantão Pedagógico é de suma importância para os estudantes nesse período, pois muitos conteúdos ficaram adormecidos diante do momento que estamos vivendo. Com esses plantões eles irão resgatar os conteúdos essenciais, esclarecer dúvidas e ter uma maior segurança para a realização da prova do SAEB. (Professora de Matemática –  Gilnete Carneiro – Escola Municipal Aloísio Cedraz).  

O Plantão pedagógico se configura como necessário neste momento pandemico em que os estudantes estão participando de aulas remotas. Este Plantão veio para auxiliar estes indivíduos na leitura e interpretação que são habilidades imprescindíveis para se obter sucesso tanto no SAEB quanto na vida de cada um. (Professora de Portuguesa – Nilzete Bacelar).  




Vale destacar que a Prefeitura Municipal de Ichu está organizando o processo licitatório para reforma de todas as Unidades Escolares para quando for possível as mesmas estejam prontas para receberem os alunos com aulas presenciais.  

Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.