TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Prefeitura de Ichu cancela parte profana da festa do Padroeiro após dados crescentes da Covid-19 e surto gripal

Com a decisão a parte do evento de responsabilidade do poder público, a qual envolve a promoção dos concursos de máscaras, alegorias e de Carros alegóricos, assim como o desfile das baianas estão suspensos.
A Prefeitura de Ichu por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura cancelou a parte profana da festa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Ichu, cidade localizada na região do sisal.

Com a decisão a parte do evento de responsabilidade do poder público, a qual envolve a promoção dos concursos de máscaras, alegorias e de Carros alegóricos, assim como o desfile das baianas estão suspensos.

Conforme a nota divulgada nas páginas oficiais da SEMEC e da prefeitura a decisão partiu após diálogo com setores competentes do Governo do Estado e reuniões com Secretários de Saúde, de Educação e Cultura e de Administração e Finanças, tendo como base os dados crescentes da Covid-19 seguidos do surto gripal, e, visando a preservar o bem-estar dos munícipes.
A maioria dos artesões já estavam confeccionando suas artes e segundo a nota, estes não deverão desfazer de suas produções e caso precise estaria disponibilizando locais para guardá-los. "Gostaríamos de nos direcionar aos artesões que já confeccionaram ou que estão produzindo suas máscaras, alegorias e carros alegóricos; sabemos do investimento financeiro, da dedicação em tempo e esforço e do valor artístico depositado na realização de cada peça; por isso, pedimos que não se desfaçam das suas produções; e se precisarem de local para guardar as obras, nos colocamos as suas disposições", diz a nota da secretária Marina e do secretário Douglas que também se dizem a disposição de todos para ouvi-los e apoiá-los.

Confira a nota na íntegra:
Sabemos do desejo do ichuense em celebrar sua maior expressividade artística e cultural. A melhor sexta do ano é o ato folclórico que nos define como unidade. É uma manifestação que nos pertence e da qual nós pertencemos. Crescemos fazendo parte de cada rito que antecede a festa, na ansiedade da contagem dos dias, na ornamentação das máscaras... E no grande dia a cidade se enchia de felicidade, de baianas, das modestas máscaras de pano até os grandiosos carros alegóricos, de turistas e filhos que retornam; e os recebíamos de braços abertos. Em 2021 em meio a pandemia, o entendimento de que não poderíamos realizar o festival era orgânico; facilmente entendido e respeitado. Em 2022 a saudade está maior, e a vontade de reviver toda a magia é mais forte; sonhamos, desejamos e acreditamos, e isso se chama esperança. Por isso, enquanto vocês discutiam o dia da semana em que a festa deveria acontecer, também com angustia discutíamos sobre os dados crescentes do Covid, seguidos do surto gripal. Dormimos algumas noites achando que a festa seria possível e trabalhamos para isso, em outros momentos deitados e pensamos muito nas consequências. O decreto do estado reduziu o número de pessoas para metade do público padrão e isto é algo que não podemos controlar. O desejo de nos reunir e celebrar a identidade cultural ichuense é verdadeiramente incontrolável; é algo que todos nós desejamos com toda força da nossa existência. Após a suspensão da festa do padroeiro da cidade de São Gonçalo dos Campos, estabelecemos diálogo com os setores competentes do Governo do Estado, e reuniões com os Secretários de Saúde, de Educação e Cultura e de Administração e Finanças; decidimos, com bom senso, preservar o bem-estar dos nossos munícipes. E por isso, infelizmente, não será possível realizarmos nosso evento em fevereiro. Primeiramente gostaríamos de nos direcionar aos artesões que já confeccionaram ou que estão produzindo suas máscaras, alegorias e carros alegóricos; sabemos do investimento financeiro, da dedicação em tempo e esforço e do valor artístico depositado na realização de cada peça; por isso, pedimos que não se desfaçam das suas produções; e se precisarem de local para guardar as obras, nos colocamos as suas disposições. A data não passará em branco e, quando possível, nos pronunciaremos sobre um futuro projeto relacionado. Marina e Douglas estarão disponíveis para ouvi-los e apoiá-los. E para a toda população, garantimos: podemos dessa vez ficar sem #aMelhorSextaDoAno mas em breve teremos #aMelhorSextaDeTodosOsTempos.

Redação Ichu Notícias informações SEMEC

Um comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.