TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 28 de maio de 2022

Em vídeo, Tom Araújo anuncia que não concorrerá a reeleição para deputado estadual (Atualizada)

Tom que começou a carreira política oficialmente em 2000 elegendo-se prefeito de Coité, está no terceiro mandato de deputado estadual consecutivamente
Depois de muitas dúvidas e expectativas entre familiares, amigos, apoiadores e até mesmo de adversários políticos, quanto a candidatura ou não de Tom Araújo para concorrer ao quarto mandato de deputado estadual pelo União Brasil, chegaram ao final neste sábado, 28, após ele próprio gravar um vídeo e publicar em redes sociais explicando a desistência. Vale lembrar que Tom Araújo passou por uma delicada cirurgia para retirada de um tumor maligno no intestino no dia 11 de setembro do ano passado, veja no fim desta reportagem todas notícias relacionadas ao problema de saúde enfrentando pelo deputado.
Trajetória política
Wellington Passos de Araújo que nasceu em 4 de abril de 1976, (46 anos) ganhou o apelido ainda criança de Tom, filho mais novo do líder político de Conceição do Coité, Hamilton Rios de Araújo, que governou o município por dois mandatos (1973-1976) e 1983-1988) pode dizer que nasceu político, ainda não sabia falar quando discursava em eventos institucionais e políticos no período que seu pai estava a frente da administração pública, com o então vice-prefeito Emério Resedá ‘cochixando” ao seu ouvido o que deveria falar ao microfone.  
Da esquerda para à direita: Hamilton Rios, Evódio Resedá e Diovando Carneiro (falecidos); Emério Resedá, Tom, e o então reporter de rádio Valdemi de Assis | Foto: arquivo Silvestre Sampaio (pai de Raimundo Mascarenhas)
Nascia ali o herdeiro político de HR que passou a ser tratado como prefeito mirim e sua popularidade só aumentou, quando no ano 2000 foi eleito um dos prefeitos mais jovem do Brasil, aos 24 anos. Quis o destino que Tom concorresse, tendo o seu sogro o deputado estadual Emério Resedá, apoiado seu principal opositor, Eustórgio Resedá de quem é irmão. 
Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas
Embora tivesse sido preparado desde muito cedo, a eleição de Tom foi vencida com muita tranquilidade, a maior frente em votos da história, mas sua gestão não foi bem avaliada no final, de maneira que não concorreu a reeleição e apoiou seu primo Éwerton Rios “Vertinho” para o terceiro mandato em 2004.  

Deputado Tom Araújo em seu primeiro mandato
Tom ficou sem cargo político durante quatro anos, até que acatou o pedido de Emério Resedá para lhe suceder na Assembleia Legislativa e concorreu a deputado estadual em 2010 quando se elegeu, foi empossado em fevereiro de 2011 e de lá para cá venceu outras duas eleições. Ele deixa a ALBA em fevereiro de 2023.

Atuação na ALBA - Vice-líder da Bancada da Minoria, ALBA, 2011; vice-líder do Bloco Parlamentar PMDB/DEM, ALBA, 2013. Vice-líder do DEM, ALBA, out.2013-2014. Líder do Bloco Parlamentar DEM/PV, ALBA, 2017-2018. Vice-líder do Bloco Parlamentar DEM/PRB, 2018; vice-líder da Minoria, ALBA, 2021- mar. 2022. Líder do Bloco Parlamentar DEM/MDB, mar. 2022- abril. 2022. Líder do Bloco Parlamentar União Brasil/PL, abril. 2022.

Foto: Arquivo
Na Assembléia Legislativa: 2º vice-presidente da Mesa Diretora ( 2015-2017); 2º secretário da Mesa Diretora (2019-2021); presidente da Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2011); vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle (2014); titular das Comissões: Agricultura e Política Rural (fev.-out.2011, 2021-2022), Saúde e Saneamento (2013-2014), Meio Ambiente, seca e Recursos Hídricos (2017-2018), Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2022); suplente das Comissões: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (fev.-out.2011), Extraordinária para Acompanhar a Privatização dos Cartórios (2012, 2014), Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos (2013-2014), Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2017-2018, 2021).

Quem substituirá Tom como representante do grupo político, hoje liderado pelo seu irmão Marcelo Araújo, prefeito de Coité?  

Pelo menos dos últimos 30 dias já havia especulações em torno da possibilidade de desistência de Tom Araújo em concorrer ao quarto mandato. Neste período surgiram alguns nomes, pelo menos de forma extraoficial. O CN foi informado da possibilidade de o grupo apoiar Hamilton Neto, sobrinho de Tom, o valentense Luciano Araújo, presidente estadual do Solidariedade, que embora em nível nacional apoia Lula, ele não abriu mão do apoio a ACM Neto que será apoiado por Tom e Marcelo para o Governo em Coité, e por último está sendo visto em redes sociais o pedido do retorno de Emério Resedá que teve 5 mandatos na Assembleia.

Reportagens sobre o problema de saúde de Tom que está lhe tirando de concorrer ao quarto mandato







Fonte: CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.