TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 14 de maio de 2022

ICHU - SMS participa de Seminário de Qualificação do desempenho na Atenção Primária a Saúde

Nos dias 12 e 13 de maio de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu participou, junto aos 417 municípios da Bahia, do Seminário Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS) promovido pelo Ministério da Saúde visando apoiar gestores de cidades na melhoria dos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil com capacitação  para que consigam obter o máximo de recurso de financiamento das ações na APS e, consequentemente, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

O evento aconteceu em Salvador Bahia e foi representado pelas profissionais Betânia Rita e Cida Carneiro.

Realizado pelo Ministério da Saúde,  com apoio do Cosems Bahia e da Sesab, o seminário teve como foco o componente do Desempenho/Indicadores e qualificação do processo de trabalho, de forma a contribuir com a ampliação do acesso da população à rede de atenção à saúde.
programação contou com a cerimônia do Programa Médicos pelo Brasil, programa esse que Ichu fez adesão e foi contemplada com 01 vaga ocupada pelo Dr Thiago na UBS  Aureliano Evariston em Licuri.
Participaram da solenidade o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; Alexandre Pozza, presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS), vinculada ao Médicos pelo Brasil; Caroline Martins, diretora Técnica da ADAPS, e o secretário municipal de Saúde de Salvador, Décio Martins, da subsecretária da pasta, Edriene Teixeira, além de Zaida de Barros Mello, diretora de Atenção à Saúde, e Abdon Brito, coordenador de Atenção Primária.
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) instituído em 2019. Ele leva em conta quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde), incentivo financeiro com base em critério populacional e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O espaço foi avaliado como produtivo e enriquecedor tendo em vista que gestores e apoiadores dos 417 municípios baianos puderam tirar suas dúvidas, sugerir bem como complementar a funcionalidade desse programa.
Clique na imagem para ver melhor
O evento, realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio do Cosems Bahia e da Sesab, teve como foco o componente do Desempenho/Indicadores e qualificação do processo de trabalho, de forma a contribuir com a ampliação do acesso da população à rede de atenção à saúde.

Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.