TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Forró Jegue: a melhor festa do distrito de Aroeira, em Coité

O Forró Jegue faz parte do calendário festivo da comunidade e a cada ano que passa atrai filhos da terra e visitantes de cidades da região sisaleira.
O Forró Jegue está de volta na sua 28ª edição, neste domingo (19) a partir das 16 horas no distrito de Aroeira em Conceição do Coité. Este ano a festa tem como tema: Jegue Enfermeiro “a furada do jeguerê vai ser no braço ou na bunda”?

O jegue puxará o Paredão Carreta Pitbull de Alcione. O animal irá em cima de um reboque trajado de enfermeiro. O segundo lote de abadas vem sendo vendido ao preço de R$ 20,00.

Os organizadores do evento sempre usam de metáforas e figuras de linguagem cômica para criar belas músicas. As letras tem caído no gosto do público e o evento tem aumentado de proporção a cada ano. Hoje, o Forró Jegue faz parte do calendário festivo da comunidade e a cada ano que passa atrai filhos da terra e visitantes de cidades da região sisaleira.

Segundo populares, não teve Roteiro do Forró e não terá Circuito do Gonzagão que venha tirar o brilho do Forró Jegue, já que a onda no distrito de Aroeira é o jeguerê, evento esse, que contagia e encanta a todos com muita animação.

Ao longo desses anos, o Forró Jegue já teve personagens do meio político, como a figura do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, comparado a Fernando Collor e Fernandinho Beira Mar.

Em 2020 o tema foi o “Jegue Prefeito” cuja letra dizia: Queremos jeguerê na prefeitura para ajudar o pobre que tem a vida dura. Em 2019 foi a vez do Jegue Prateado, em comemoração aos 25 anos de existência do evento.

Em 2014, foi o bem humorado Jegue Mensaleiro – jegue na prisão -, simbolizando os envolvidos no mensalão, com personagens trajados com roupas de presidiário sob uma jaula representando a penitenciária da Papuda em Brasília.

Em 2012, foi a vez do Jegue Piloto, uma alusão a um avião bimotor que fez um pouso forçado no distrito. Em 2002 o “Jegue na Copa” pedindo a Galvão que solicitasse a convocação do jegue para ajudar a Ronaldo e Robinho no ataque da seleção.

O jegue já foi para a guerra, foi professor, aposentado, médico, gari, putão, gay, cantor, safadão, delator, guarda da dengue, entre outras figuras.

Por Pedro Oliveira | Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.