TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 21 de julho de 2022

6º Encontro Moviafro de Mulheres Negras, discute a relação entre mulher negra e o poder

Com o tema “NUMNEGRAS em luta: Mulheres Negras no Poder? O Núcleo Moviafro de Mulheres Negras realiza entre os dias 20 a 25 de julho, o 6º Encontro Moviafro de Mulheres Negras.
Esta ação que se consolida a cada edição, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorados em 25 de julho. O Núcleo de Mulheres Negras da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana é formado por meninas e mulheres que durante todo o ano desenvolvem e ajudam a desenvolver as ações sociais e culturais da instituição. 

Idealizado em 2017 pela Assistente Social, Amanda Flora o núcleo é formado por mulheres negras profissionais das mais diversas áreas, alunas de universidades e escolas públicas e privadas, bem como comerciantes, funcionárias públicas, autônomas e muitas que ainda buscam colocação no mercado de trabalho.  

Segundo a Psicóloga Suellen Cardoso que coordena o núcleo desde 2019, o tema do encontro tem o objetivo de abrir discussões sobre a relação entre a mulher negra e o poder, apresentando dados sobre a representatividade negra feminina em cargos e posições importantes. Além de debater assuntos gerais como saúde, segurança, educação formal e informal, cultura e política.  

Mesa Tereza de Benguela 
Além do tema central que norteia o encontro, todos os anos é formada a Mesa Tereza de Benguela composta por personalidades negras femininas de Feira de Santana, de outros municípios da Bahia e também de outros estados e nessa mesma mesa o NUMNEGRAS anualmente homenageia uma dessas convidadas. 

Nessa edição a coreógrafa, professora de dança, atriz, percussionista, ativista social e cultural e negra em movimento Carmen Silva, será a grande homenageada. Negra Carmen, como também é conhecida além de ser uma referência viva para meninas e mulheres negras, é a pioneira na realização de ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha através do Coletivo Olhares Negros o qual é uma das fundadoras.  

Julho das Pretas  
Pela primeira vez, o EMMN está inserido na Agenda Julho das Pretas do Odara Instituto da Mulher Negra o que para a Moviafro é uma conquista e a consolidação dessa ação.  

A programação completa e orientações de como participar do encontro está no link AQUI. Serão oferecidos certificados com carga horaria para as participações nas rodas de conversas.  

Texto enviado por Val Conceição, da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.