TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 26 de julho de 2022

Feira da Agricultura Familiar e Solenidade no Barracão marcam a abertura oficial da XXVI Semana Cultural pelos 60 anos de Emancipação de Ichu.

Com o objetivo de incentivar e valorizar a comercialização de diversos produtos do município, a Prefeitura Municipal de Ichu por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou nesta segunda-feira, 25, a Feira da Agricultura Familiar contando com o apoio dos movimentos sociais como MOC, SINTRAFI, SINTRAPI, CESOL, ARCO SERTÃO, COGEFUR, CONSISAL dentre outros.
Essa feira fez parte da programação da XXVI Semana Cultural alusiva aos 60 Anos de Emancipação Política de Ichu que desmembrou-se de Riachão do Jacuípe em 30 de Julho de 1962, tendo recebido agricultores de várias partes do município, que de maneira individual ou em grupos organizados expuseram produtos como bolos, sequilhos, doces, frutas, hortaliças, verduras, artesanato em palha e diversos outros itens.
Durante a realização da feira, foi possível perceber o potencial da Agricultura Familiar no município, deixando claro que é preciso buscar mecanismos para que a mesa possa acontecer mensalmente ou quem sabe semanalmente, buscando incentivar os produtores a estarem presentes, pois fortalece o comércio local e gera renda.
Casal do povoado de Barra é um exemplo de sobrevivência com a produção e venda de produtos da Agricultura Familiar
Venda de artesanato em palha produzidos na região de Campinas e Varjota em Ichu
ABERTURA DA SEMANA CULTURAL
Dando prosseguimento as atividades desta segunda-feira houve no Barracão Municipal a abertura oficial da XXVI Semana Cultural que tem como tema 60 Anos de Ichu: melhor idade, melhores tempos! Fazemos parte dessa história, prossegue até o dia 29 de Julho, sendo organizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Cultura), apoio das demais Secretarias, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e parceiros.

Estiveram presentes na mesa o Prefeito José Gonzaga, vice-prefeito Osvaldo Junior, Marina Oliveira (Sec. de Educação), Cristiana Brito (Sec. Agricultural), Douglas Oliveira (Sec. de Administração), Heitor Santana (Sec. Saúde), Lenon Borges (Sec. Desenvolvimento Social), Presidente da Câmara Eugênio acompanhado das Vereadoras Geovana, Lúcia e Rose, vereadores Jau e Robson, Adenilza Oliveira (Diretora da Educação), Célia Hilário (Diretora de Cultura), Gisleide Oliveira (MOC), Gelvane (COGEFUR) e Luiz Ferreira (SINTRAFI).
Após a execução do Hino de Ichu, houve a apresentação de dança com crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Cordeiro Santiago (Creche).
Os integrantes da mesa parabenizaram a gestão do Prefeito Gonzaga e do Vice Juninho que vem organizando o município, promovendo uma grande transformação nas diversas áreas. Eles enfatizaram a importância da realização da Feira da Agricultura Familiar como uma forma de geração de emprego e renda para as famílias que vivem no campo.
Prefeito Gonzaga disse que não medirá esforços para possibilitar o desenvolvimento de sua terra em todas as áreas
Muitas pessoas compareceram ao Barracão Municipal para prestigiarem a abertura da Semana Cultural que homenageia Dona Dodora e Curió da Bahia.
Encerradas as falas dos presentes na mesa, aconteceu a apresentação dos repentistas Delvani e Davi Ferreira (Filho e Pai) que em versos fizeram várias homenagens em especial ao poeta Curió da Bahia que também é repentista, mas por conta de problemas de saúde está afastado das atividades. Se apresentou ainda o sanfoneiro Zé de Zequinha.
Repentistas Delvani, Curió da Bahia e Davi Ferreira
Zé de Zequinha

A programação prossegue nesta terça-feira (26)
Redação do AL NOTÍCIAS | Siga o AL NOTÍCIAS no TIKTOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.