TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 26 de julho de 2022

Ichu 60 Anos: Centro Cultural Argemiro Gregório de Oliveira é reativado; no local também foi instalado o Salão Cultural Lucas Espeto

Depois de vários anos sem ter atividades culturais conforme foi projetado, a Prefeitura Municipal de Ichu através da gestão do Prefeito Gonzaga e do Vice-Prefeito Juninho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura decidiu, ativar o Centro Cultural Argemiro Gregório de Oliveira que também será a sede do Departamento de Cultura. 
O espaço passou por melhorias e o ato de ativação aconteceu nesta terça-feira, 26, fazendo parte da XXVI Semana Cultural pelos 60 anos de Emancipação Política de Ichu contando com a participação do Prefeito Gonzaga, da Secretária de Educação Marina Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Social Lenon Borges, vereadoras Geovana, Celidalva e Rose. Presentes também, a Diretora de Cultura Célia Hilário, Sival e Junior do Instituto de Arte e Capoeiragem de Ichu – IACI, Professora Dalva, os homenageados da Semana Cultural dona Dodora do Canavial e o Repentista Curió, estudantes das escolas municipais, APAE e integrantes do Mundo Capoeira.
No ato de ativação, Professora Dalva e Celidalva filhas do historiador Argemiro Gregório falaram da importância daquele momento e sobre a importância daquele espaço funcionar com os objetivos para que foi criado.  

Também houve homenagem para Curió da Bahia que é repentista e que propagou o nome de Ichu por diversos lugares do estado. Curió que enfrenta problemas de saúde está temporariamente afastado dos eventos, mas hoje mesmo com dificuldade pegou a viola fazendo alguns versos. Dona Dodora do Canavial (artesã) especializada principalmente na fabricação de imagens e objetos em argila falou da sua arte e de como a mesma é fabricada, retratando preparo do material para a confecção.  

Por indicação da vereadora Geovana, foi instalado no espaço o Salão Cultural Lucas Espeto, jovem capoeirista que faleceu vítima de acidente de moto no dia 01 de Outubro de 2016. O referido espaço já vem sendo utilizado pelo grupo Mundo Capoeira do IACI, e inclusive Sival e Junior fizeram apresentações com as crianças integrantes do projeto.   
O AL NOTÍCIAS transmitiu ao vivo pelo Instagram. Confira tudo.   


Redação do AL NOTÍCIAS | Siga o AL NOTÍCIAS no TIKTOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.