TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Sucursal da Tribuna da Bahia completa 19 anos em Coité

Pedro Oliveira tem desenvolvido intensa atividade fazendo a Tribuna da Bahia presente no semiárido baiano
O dia 7 de julho é sempre uma data especial para Conceição do Coité. É quando se comemora a emancipação político administrativa do município que antes pertencia a Riachão do Jacuípe, fato ocorrido há 89 anos. Todavia em julho de 2003, portanto há 19 anos, as comemorações foram maiores com a inauguração da Sucursal Regional do Sisal do Jornal Tribuna da Bahia, que assim dava um passo significativo para melhor atender ao público leitor da região sisaleira e outras áreas do estado.

Desse modo em 7 de julho de 2003 o repórter-fotográfico Pedro Oliveira, premiava sua terra natal, por ele “batizada” de A Rainha o Sisal, com uma estruturada sucursal que, a partir daí, teria forte influência no processo de desenvolvimento dessa região, com uma cobertura jornalista séria e eficiente, como a manda o verdadeiro jornalismo, mostrado carências, riquezas e a evolução da chamada zona do sisal.  

Oriundo do jornal A Tarde, no qual atuou por mais de uma década, Pedro Oliveira tem desenvolvido intensa atividade fazendo a Tribuna da Bahia presente no semiárido baiano e alongando sua missão estendeu esse trabalho ao Extremo Sul do estado, nos municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, bem como em Pedro Alexandre, Ribeira do Pombal e outras comunidades bem mais distantes da esfera sisaleira.  

Nesses 19 anos da Sucursal do Sisal, com sede em Conceição do Coité, cidade localizada a 210 km de Salvador, foram produzidos 10 cadernos especiais, valorizando a região em todos os seus aspectos socioeconômicos e políticos, com reconhecimento de lideranças e comunidades, tanto que várias matérias foram reproduzidas e alvo de homenagens.  

Independente do trabalho jornalístico, sempre pautado na veracidade dos fatos, Pedro Oliveira tem-se destacado na área da fotografia, com inúmeros registros fotográficos bem avaliados nas edições especiais da TB e outras ilustrando capas de discos de artistas como Hugo Luna, Adelmário Coelho e Alcymar Monteiro. Vinte fotos da região semiárida baiana mostradas na exposição itinerante intitulada Vidas Secas, na época em que ele atuava em A Tarde, foram elogiadas pelo público e expoentes da arte fotográfica quando expostas em cidades como Boa Vista do Tupim, Ribeira do Pombal, Conceição do Coité, Feira de Santa, entre outras cidades.  

Mesmo com recente transcurso do flagelo epidêmico do covid-19, que muito modificou a vida da região, como de todo o país e do planeta, o trabalho da Sucursal do Sisal tem sido mantido, inclusive mostrando a incidência da doença e suas consequências. A expectativa agora é da retomada do trabalho de forma plena “mostrando a força e a importância da nossa região no contexto estadual” garante Pedro Oliveira, agradecendo aos leitores e autoridades que “nesses 19 anos têm reconhecido o trabalho da Sucursal do Sisal”.

Por Zadir Porto / Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.