TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Ichu: Caminhada Cultural é realizada em homenagem ao dia do Capoeirista

Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Cultura), o Instituto de Arte e Capoeiragem de Ichu – IACI, Mundo Capoeira e MUS-e Brasil com Sival, Junior e Otávio realizaram nesta quarta-feira, 3, a Caminhada Cultural em homenagem ao Dia do Capoeirista, uma data para dar mais visibilidade à prática popular no Brasil.
Em 2014, a Unesco conferiu à capoeira, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade
A concentração aconteceu no Salão Cultural Lucas Espeto que fica no Centro Cultural Argemiro Gregório de Oliveira e sem seguida houve a caminhada pelas ruas do centro da cidade em direção a Praça da Matriz onde foi realizada uma aula especial e roda de capoeira.  
Secretária de Educação Marina Oliveira
Marcaram presença a Secretária de Educação Marina Oliveira, Diretora da Educação Adenilza Rodrigues, a Diretora de Cultura Ana Célia, Secretário de Desenvolvimento Social Lennon Borges, Vereadora Geovana, José Carlos da Cruz (Diretor da Escola Marcolino Santana Lima) e integrantes da Equipe Técnica da Secretaria de Educação.
Diretora de Cultura Ana Célia
A Secretaria de Educação fez a entrega de algumas medalhas para os mentores da capoeira no município que cotidianamente estão ensinando crianças em Ichu e Queimada do Cedro (Coité).
Sival (IACI), Ana Célia (Departamento de Cultura), Junior (IACI), Adenilza (Diretora da Educação), Otávio (IACI) e Marina Oliveira (Sec. de Educação). Foto: Taciana Carneiro
A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência. Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança. A capoeira foi ficando do jeitinho que ela é hoje, gingada.  


Redação do AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.